"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

12/02/09

Alunos com dificuldades


Como professora de Língua Portuguesa, ambiciono conseguir que todos os alunos escrevam...mas isso é realmente uma tarefa complicada! Contudo, alguns progressos têm sido feitos, pois recorro a todas as técnicas, que vou aprendendo e partilhando com outros colegas. Não se conseguem grandes resultados se colocarmos alunos com dificuldades, diante de uma folha em branco, o papel em branco, por si só, funciona como barreira inibidora...preencher com palavras...aquela imensidão fria...parece a alguns alunos, tremendamente impossível!

Mas, mesmo diante da folha em branco...se o tema for aliciante, consegue-se pôr um aluno a escrever...isso aconteceu com o tema: " O melhor Amigo"...

Aqui ficam dois desses textos, que partilho convosco, por terem sido escritos por alunos com dificuldades de aprendizagem.


" A amizade é como eu: um dia estou bem, outros mal! Amizade também...nem sempre dura muito, pois para durar tem de ter confiança, carinho e respeito.

Amigos, gosto de ter, para poder desabafar, para chorar, quando for preciso e acima de tudo, para sorrir...Amigo verdadeiro é como se fosse da família: atencioso,amoroso...um amparo.

Considero o Diogo, o meu melhor amigo, pois o melhor amigo não é só aquele que ouve, mas o que aconselha, que nos põe um sorriso na cara, quando pensamos que a tristeza não vai sair de dentro de nós!

O melhor amigo consola-nos só com um abraço ou um beijinho. Ele não mente, não conta os nossos segredos e nunca nos abandona.

Estou longe do Diogo, mas ele continua a ser o meu melhor amigo. Só quero que esta amizade dure, para sempre."


Bruna, 6ºB



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



"A amizade, para mim, é quando um amigo está sempre do nosso lado. Acho que ninguém vive sem um amigo, porque o amigo é aquele que nos limpa as lágrimas, quando estamos tristes e ri connosco, quando estamos felizes.

O meu melhor amigo, chama-se André. Ele é muito brincalhão, teimoso e engraçado. Escolhi-o, porque confio nele, quero ficar com ele para sempre."


Joana, 6ºB


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Estou muito muito orgulhosa...Continuem, pois estão a melhorar muito as vossas capacidades, como estes textos, com um pouco de poesia, conseguem mostrar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas