"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

20/03/09

Comemorações do Centenário da Primeira Vereação Republicana!


Comemorações do Centenário da Primeira Vereação Republicana em Lisboa (1908-2008)Lisboa e a República:



Em Dezembro de 2008 comemoraram-se os cem anos da primeira vereação republicana em Lisboa. A Câmara Municipal de Lisboa preparou, no centenário de tão importante acontecimento, um luzido programa de comemorações, exposições e homenagens, que se prolongarão por alguns meses. Assim, as Turmas D e E puderam assistir ontem a uma "viagem no tempo", que começou no Terreiro do Paço, revivendo os acontecimentos da morte do Rei, acabando essa viagem na Câmara de Lisboa, onde visitámos uma exposição, que vale a pena ver.

À entrada, vimos a porta que se salvou de um terrível incêndio e a Exposição de " Os Ridículos"...o jornal da época...Os alunos deliciaram-se a ver como se escrevia então!

Lá dentro vimos um boletim de voto anulado...o votante escrevera: "Não voto em partidos destes!
Vimos também os bustos da Republica, premiados com os primeiros lugares...
Foi uma aula viva de HGP, que a professora Fátima Miranda proporcionou. Além das aprendizagens, o convívio entre todos foi divinal...eu pude estar com duas amigas, que raramente vejo lá na Escola, tal a correria do dia-a-dia!

3 comentários:

manuel afonso disse...

Agradeço a visita ao meu blog e ter ficado amiga ao ponto de o seguir. Eu também aqui voltarei com muito gosto. Sou muito sensível às questões da história sem que tenha especial formação académica nessa área, mas fruto de paixão dos tempos de liceu. A primeira Reública foi um tema bem escolhido, pelo corte que então reprentou com o passado mas igualmente pela democracia que então se respirava. (por vezes com excessos). Bem Haja.

manuel afonso disse...

Peço desculpa pelo erro de que dou agora conta "República".

Anónimo disse...

o meu nome e ------a


de tanta poesia
tao fantastica
como nao me lebrei
de fazer uma da republica

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas