"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

31/03/09

Visita Pascal!




Desde o século XIX que, por alturas da Páscoa, no Norte e Centro do País pratica-se um ritual importantíssimo: a Visita Pascal. Nesta, o pároco da localidade visita todas as casas da aldeia, abençoando-as e agradecendo as oferendas. Durante todo o percurso, alguns sacristãos acompanham-no, carregando um crucifixo florido, o qual as famílias costumam beijar.


Crê-se que este hábito surgiu quando um pároco começou a visitar as famílias que tinham pessoas doentes.


Uma das curiosidades é que esta visita também é conhecida pelo nome Compasso, visto que em muitas localidades é acompanhada de uma tuna, imprimindo um certo ritmo a todo o percurso.


É assim que eu vou viver a Páscoa, na minha aldeia transmontana.

12 comentários:

anabela disse...

P AZ
Á LEGRIA
S INCERIDADE
C OMPREENÇÃO
O BRIGADO
A MIZADE

Boa Páscoa a todos

anabela disse...

Bela 6D
Á professora Isabel Preto uma óptima Páscoa cheia de felicidades.

Isabel Preto disse...

Olá, minha pequena poetisa:)))
Felizmente, acabei as reuniões! Estava difícil...tive de voltar à pressa corrigir umas coisitas, que estavam mal na nossa turma...foram só 28 papéis novos, porque as aulas de inglês não estavam certas! Só a mim! Mas já está...agora, também vou descansar...no 3º Período vou precisar de muitos mimos, pois vou ter tanto que fazer...devia começar agora, mas estou sem vontade. Também mereço uma pausa, não?
Beijos e boas férias.

Isabel Preto disse...

Para ti, também meu anjo.
Vamo-nos comunicando por aqui, de vez em quando....no 3º Período, temos de fazer um painel lindo no clube...pensei fazê-lo sobre a poesia...que achas? Se tiveres ideias novas, diz. Pensa em qualquer coisa.
BEIJOS

anabela disse...

Bela 6D
Professora se fisessemos o painel em poesia com as pontas das folhas queimadas iriam parecer autenticas obras primas ,claro realizadas por nós (clube)e ,esse painel devia ter uma poesia de cada um lá esposto
espero que a stôra goste da ideia
responda-me quando quiser
BEIJOS

Isabel Preto disse...

É claro que gosto! Já o estou a imaginar...exposto naquelas escadas, onde costumamos colocar os "nossos trabalhinhos"...Beijinhos doces.

Célia disse...

Olá Isabel!

Parece que, finalmente, vamos ter uns dias de descanso ... É verdade que não vão ser muitos e, também é verdade, que temos trabalho ... mas acho que merecemos um pouco de sossego.

Fazes bem em ir até à tua aldeia, é uma boa forma de recuperar energias ... E nesta altura bem que precisamos.

Na próxima semana eu, também, vou fugir daqui ... A ver se descanso e me consigo abstrair do trabalho. Vou, também, até à aldeia. A aldeia do Telheiro (alentejo), que é um local bem simpático e onde já passei muitos bons momentos, principalmente os de criança. Às vezes dão-me umas saudades!!! :)

Boa Páscoa!! Beijinhos grandes.

Célia R.

Isabel Preto disse...

Esses momentos, os de criança, são os melhores da vida...também me sinto bem, lá naquele cantinho perdido no norte...quando voltar mostro aqui umas fotos.
Beijinhos.

WOLKENGEDANKEN disse...

Parabens por esse blog tao carinhoso !! e boas ferias que no resto da Europa ainda nao comecaram :))

Marta Vasil disse...

Cheguei aqui pelo blog No Caminho das Emoções e fui ficando, vendo e fui-me deliciando neste canto tão diversificado. Revejo-me um pouco aqui, sobretudo, nas publicações relacionadas com as histórias, com a poesia, com os escritores/poetas, aspectos que privilegiei enquanto fui professora. Aqui vim encontrar um vídeo com uma soberba declamação de Fanha, que tive o prazer de receber na minha escola. E que bons momentos foram esses que passámos à volta dos livros e da poesia.
Parabéns pelo seu blog, pelo afecto que espelham os comentários. No meio deste cinzento que tolda esta linda profissão temos momentos que nos fazem acreditar que afinal ainda vale a pena ser professor.

Bem haja por este blog.

Isabel Preto disse...

Muito obrigado, por este comentário repleto de carinho...e por tal como eu, acreditar que ser professor é o mais belo poema que podemos viver.
Bem-haja

Profª Mª João Marques disse...

Boa tarde, Isabel :-)

Só hoje tive algum tempo para visitar os "cantinhos" deste blogue. Gostei imenso! Há uma ternura muito grande em tudo...
Parabéns!

Boas férias e uma Páscoa Feliz!

Apesar de ser Minhota, é possível que, nestas férias, também dê um salto a Trás-os-Montes. Sempre foi uma região que me encantou.

Beijinhos para a "stôra" e para os alunos*

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas