"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

30/04/09

Cães de Marca!

Estivemos a analisar a Prova de Aferição realizada no ano anterior, como forma de preparação para o presente ano lectivo.
Na turma D, há sempre um gosto especial em interpretar os textos, aliás esta é a turma mais criativa, a nível da expressão escrita e...não só! Tentando explicar o significado da expressão :"...via-se logo que era um cão de linhagem...", foi delicioso ouvir o Pedro dizer que era "um cão de marca"..."Claro, da marca Puma"- acrescentou o Gonçalo...E acabámos todos a rir!
É sempre assim! Nesta turma, há uma maneira muito própria de dizer as coisas.
A certa altura o João quis saber por que razão o autor disse que o "cão deixou de falar...mesmo até com o seu silêncio...", em vez de dizer que deixou de abanar a cauda, "falar com os olhos"...Logo todos disseram:" isso não tinha graça, nenhuma...isso todos dizem..." O Fábio perguntou:
-"Então, já viste se a Stôra viesse ensinar aquilo que já sabemos? Grande seca!"
Com isto...não chegamos ao funcionamento da língua...ou talvez sim, quem sabe...Acontece que me dá prazer discutir textos com eles...para o resto...tem de ser aos poucos, uma coisa aqui, outra ali.

2 comentários:

cris disse...

Olá!
É reconfortante ver a forma como te referes sempre aos teus alunos. Felizmente ainda há muitos profissionais, neste caso professores, que amam a sua profissão.
Um abraço caloroso, Cristina

IsabelPreto disse...

Obrigado, Cris, por veres com o coração. É assim que eu vejo aquilo que faço.
De facto na minha profissão, custa-me os aspectos burocráticos...mas estar com os alunos compensa e traz-me de novo a força de que preciso.

Enviar um comentário

Fascinante!

Fascinante!

Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"