"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

03/05/09

Tchim, a droga e o Benjamim...


Tchim, a droga e o Benjamim é mais uma obra de Graça Gonçalves, preciosamente ilustrado por Teresa Lima, licenciada em pintura e internacionalmente premiada pelas ilustrações de grande delicadeza plástica. O tema escolhido é deveras difícil para a compreensão infantil, mas a autora, médica de profissão, consegue ultrapassar, com talento, tais dificuldades, numa prosa poética que, sem ocultar os malefícios da droga, os seus terríveis efeitos que levam, na história, ao suicídio de um traficante, permitem uma leitura cheia de beleza. No entanto, deparamos com o adolescente e sensível Benjamim, "na flor da idade", primo do protagonista Tchim, mas mais velho do que este, a deixar-se envolver na rede dos sonhos artificiais, de cuja habituação consegue, por fim, libertar-se, através do amor, ainda que a tentação do vício o ronde sem repouso. Um crítico da obra comenta, com acerto, tratar-se de uma escrita de paixão lúcida, constituindo um apelo e um aviso à esperança. Por isso, o Ministério da Educação e o Projecto Vida recomendam esta obra, para levar os jovens a "fugir da ilusão desses vendedores de sonhos ou pesadelos", como lhes chama Tchim!
Em Área de Projecto, decidimos aproveitar esta obra, para levar a cabo uma pequena pesquisa, que culminará com a elaboração de um desdobrável a divulgar na escola, pois é urgente desviar os nossos alunos desses trilhos da morte!
Será já esta semana que daremos início ao Projecto, com a exibição do filme, com o mesmo nome da obra, que servirá de motivação, para o trabalho.

4 comentários:

Sara Letícia disse...

Este livro da droga é uma boa escolha para ajudar os teus alunos a fugir da droga, que só nos mata.
Gostei de ver o filme contigo, mamã.

IsabelPreto disse...

Obrigada, minha linda princesa por me apoiares sempre.
Amo-te mais que tudo na vida.
Beijinhos

GEOGRAFIAS disse...

Boa iniciativa. Não conheço a obra, mas irei descobrir e, claro aproveitar nas minhas aulas.

IsabelPreto disse...

Obrigada, gostaria de saber que alguma coisa daquilo que faço, poderia ser-te útil, pois estava a sentir-me culpada por ter aproveitado o título"Olhares sobre a Liberdade", sem dar nada em troca...Obrigada por partilharem comigo estas ideias.

Enviar um comentário

Fascinante!

Fascinante!

Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"