"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

14/06/09

Mágoas da Escola!




Comecei hoje a ler esta obra de Pennac, que recomendo, principalmente a professores. Penso que todos os professores, deveriam ler este livro.
"Pennac, que foi ele próprio um péssimo estudante, analisa a figura do cábula outorgando-lhe a nobreza que merece e restituindo-lhe a carga de angústia e dor que inevitavelmente o acompanha.

Misturando recordações autobiográficas e reflexões acerca da pedagogia e das disfunções da instituição escolar, sobre a dor de ser um mau estudante e a sede de aprendizagem, sobre o sentimento de exclusão e o amor ao ensino, Daniel Pennac oferece-nos, com humor e ternura, uma brilhante e saborosa lição de inteligência."

«Mágoas da Escola» é um livro que, baseando-se na experiência de vida do autor, primeiro como aluno cábula, e depois como bom professor, desmistifica os conceitos redutores de mau aluno e de aluno ideal, ilustrando, por pequenos episódios que mudaram a sua vida e de muitos dos seus alunos, como através de alguma dedicação e tratamento pessoal por parte do professor, caso a caso, muitas das situações desesperantes se transformam em casos de sucesso, em que um pouco de amor e compreensão podem operar verdadeiros milagres.

4 comentários:

Efigênia Coutinho ( Mallemont ) disse...

Bom dia estimada Isabel, que imensa alegria neste dia que vai tomando corpo ao corpo do Universo. Encantrar você foi um sonho bom! Seu espaço é lindo, assim como sua mágica pessoa. E vou ser sua seguidora, assim podemos ficar mais pertinho, e lhe espero em meus Blogs, com muito carinho,
Efigênia Coutinho

CICL disse...

Após estes poucos dias de descanso merecido... estou de regresso aos blogues.

Adorei o artigo que escreveu sobre este livro. Realmente a não perder.
Também já o li, há uns meses atrás em francês (ainda não estava editado em Portugal) e adorei... também colocamos um post sobre este livro na Floresta das Leituras.

Recomendo a sua leitura, porque foi uma análise da Isilda e está muito bem escrito (como sempre).

http://florestadasleituras.blogspot.com/2009/01/chagrin-dcole-daniel-pennac.html

Beijinhos e até breve.

Anónimo disse...

Olá Isabel! Eu tenho esse livro e recomendo-o a todos os propfessores, por considerá-lo bastante pertinente. De uma forma simples, realista e com uma enorme inteligência emocional, o autor aborda um assunto tão presente no quotidiano de qualquer professor.
Beijinhos
Mariana Emídio

Carla Pimentel disse...

É um livro que já tenho reservado para ler nas férias, tenho ouvido críticas muito positivas sobre a obra. Boa escolha! Bjs

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas