"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

18/06/09

O meu último dia de aulas!

Tive hoje o meu último dia de aulas deste ano lectivo...foi um dia intenso, feito de muitos instantes mágicos, com muita emoção à mistura! Levei o dia a chorar, mas de emoção...e um misto de alegria indescritível.
Nunca poderei esquecer estas três turmas! Sei que muitos deles irão manter contacto comigo, senti-o hoje, essa certeza de que nunca se afastarão...
O Ronaldo e o Gonçalo, que outro dia me deixaram triste, foram incansáveis hoje, demonstrando o quanto gostam de mim...
Iniciei às oito e vinte cinco, com recepção de matrículas... Comecei logo por receber o presente do Pedro e da Mariana, que veio à sala onde estava com a minha Direcção de Turma.
Depois, na turma C fizemos uma festa...LINDA! Senti que prepararam a festa para mim...que dançaram para mim! Até dancei com a Luana! O Bernardo trouxe um lindo bolo e o Zé deu-me um pano lindíssimo com o bordado típico de Castelo Branco! A Madalena deu-me um texto "Pessoas que marcaram a minha vida"...e EU sou a pessoa do texto dela! A Madalena, a menina de ouro que chegou à turma, vinda de Cabo Verde, com tantas dificuldades...essa menina deu-me um lindo texto, quase sem erros, onde eu sou a personagem principal! Recebi mais textos, que vou aqui publicar...Claro que a aula terminou com quase todos a chorar, principalmente eu!
Corremos a ver o resultado das Provas de Aferição, pois informaram que tinham acabado de afixar os resultados...Fiquei tão orgulhosa! Em cada turma 3, 4 negativas e essas negativas, quase todas de alunos que me chegaram há pouco tempo às mãos...
Fui almoçar com colegas da escola...um almoço descontraído e com muito entusiasmo...super-divertido!
À tarde...iria despedir-me da minha Direcção de Turma...e sabia ser o mais difícil, para mim. Esta Turma apoiou-me sempre, quando precisei e sei o quanto gostam de mim...e EU DELES!
O Lino, o Fábio e o Sérgio ofereceram-me algo que nunca imaginaria...UM AQUÁRIO! Tinha dois peixinhos e até a comida me deram! O Carlos André trouxe um bolo, onde estava escrito:" professora Isabel, adoramo-la!"...O Ricardo deu-me o livro:"Vendedor de Sonhos"...Não sei porquê mas o título caiu-me bem...pois sou uma sonhadora e tento "vender-lhes sonhos"...tento fazê-los acreditar que todos conseguem e, talvez por isso, quase sempre consigo fazê-los trabalhar...A Sofia ofereceu-me um estojo lindíssimo com uma caneta gravada...A Sara e a Joana tinham uma surpresa: um CD com momentos nossos e uma quadra, para cada aluno, da autoria do Ricardo...Fiquei emocionada. Há muito não sentia este carinho de todos, por mim e por eles...Chorava a Bela, a Inês, a Patrícia... Chorou a Joana...nervos e demonstrações de carinho.
A Bela dizia:"stôra, por que não fica connosco no 7ºano?" E a Joana levou uma t-shirt, onde todos fizemos dedicatórias...
Depois diziam:"Desde a primária que muitos de nós estamos juntos, que somos da mesma turma e agora vamos separar-nos"...Animavamo-nos um pouco, mas foi difícil e lindo ao mesmo tempo...Tudo...De repente, irrompe o Luís da turma B, pela sala dentro...Vinha trazer-me uma Begónia e outra para eu dar à Directora de Turma dele...e eis que tocou...e a minha Direcção de Turma foi saindo...a custo...e ainda me faltava outra aula, novamente com a Turma C, Área de Projecto.
O Gonçalo deu-me duas pulseiras, em nome da Turma. Andaram a juntar dinheiro para me dar mais um presente...Então, disse-me:
-" Stôra, não chore como de manhã, porque se chora, também choro e...quero lembrar-me de si com um sorriso!" Contive as lágrimas a custo, mais uma vez! Aquele menino que há dias me fez zangar...é um doce, por dentro! Quis que lhe autografasse o boné e riu-se por lhe ter escrito:" Para um menino traquina, mas com um coração de ouro, desejo um futuro cheio de sucessos!"
Mais uma vez, esta turma deu um espectáculo de dança, como nunca vi! Dançam tão bem! E tive de dançar com elas...e consegui não chorar...Recebi mil beijos hoje...tão doces, tão ...bons...daqueles que vou guardar no meu mundo de recordações boas.
Ainda tenho de referir mais umas pequenas coisas, que me deixaram orgulhosa: o Carlos ficou em 2º lugar nos "Jogos da Ludoteca" e o Ricardo em 1º!
O Professor de Educação Física disse :" A tua Turma ficou em 2ºLugar da Turma mais Desportiva!" Sabe tão bem ouvir coisas boas sobre o 6ºD...os meus meninos, a minha Turma.

4 comentários:

Vera de Vilhena disse...

ler este relato de despedidas fez-me crescer um longo sorriso na boca. Que ternura! Que bom exemplo para tanta gente! Que bom seria se o ensino fosse recheado com todo este entusiasmo, esta paixão e entrega mútuas! Parabéns, stora!:-)

Marta Vasil (pseud.de Rita Carrapato) disse...

Tmbém eu fiquei emocionada com estas paalvras de despedida, talvez pelas lágrimas, pela cumplicidade, pela paixão, tudo a engrossar esse mar de ternura que tanto se sente.

Beijinhos

Fabio Gaiao disse...

Espero ke fique conosco para o ano e obrigado por tudo
BJX
Stora

Isabel disse...

Querido, Fábio...de certeza que não fico! Nesta escola nunca me dão sétimo:((
Quem me dera! Foram a melhor direcção de Turma de sempre!
Beijos.
Adoro-te.

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas