"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

10/07/09

Paris!






Paris é a mais linda cidade do mundo! Talvez para mim, que nunca viajei muito, ou talvez porque seja mesmo.
Nasci em Tours e logo meus pais foram viver para Paris, onde iniciei o meu percurso escolar.
Não foi muito fácil, admito. Eu era a "portuguesita" que aparecia com nódoas negras nos joelhos, porque não entendia os colegas. E a comida? Outro castigo, para mim...comer certos legumes na cantina, era uma tarefa interminável!
Depois vim morar com os avós em Bragança, numa pequena aldeia próxima...acabei por fazer dois anos num e saltei rapidamente para o 5ºano! Aí também não foi fácil...o ter passado a voar pelo primeiro ciclo, levou-me a ter algumas dificuldades, ou seria o facto de ter ficado num colégio de freiras?
De mudança em mudança, acabei por ter sempre sucesso, a nível escolar. Não sendo uma aluna brilhante, ia conseguindo avançar, embora brilhasse nas línguas. A Francês, Inglês e Português ninguém, em nenhuma turma foi meu rival, era sempre a melhor...as outras lá ia andando.
Mais tarde gostei muito de psicologia e filosofia...acabando por me tornar professora.
Mas, voltando a Paris, a cidade dos meus encantos. Além de viver lá alguns anos, após vir para Portugal, tornou-se o meu destino de férias. Ia com minha mãe substituir a mina tia no trabalho, que consistia em limpar as escadas, distribuir o correio do prédio, duas vezes por dia e pôr os contentores de lixo na rua à noite e recolhê-los de madrugada. Os emigrantes conhecem esta realidade...O resto do tempo eram as minhas férias.
A minha mãe é muito parecida comigo. Fazíamos sandes e lá íamos nós à aventura. Visitei tudo e conheço bem Paris...fui muito feliz aí, chegando ao ponto de me inscrever na Universidade para voltar de vez para lá, mas o destino quis que ficasse por cá.
Já a leccionar, levei várias turmas de alunos a Paris, em visitas de estudo, quer quando fui professora em Vila Real, quer no Barreiro. Assim, oferecia sonhos aos alunos e eu...matava saudades.
Ainda tenho família lá. Por vezes ia tomar conta do meu primo, no Verão. Era maravilhoso.
Eurodisney...foi a minha última viagem com alunos, há dez anos atrás!
Que saudades...da cidade dos sonhos, da magia...de tudo que lá vivi.

3 comentários:

Por toda minha Vida disse...

Descobri Isabel minha amiga que depois que criei este blog, Alegria fui apresentada ao mundo, muito por você e Pilar (tiritas para mi corazón)e sem sair de casa fui a Portugal, visitei tua escola, fui a Tenerife, Paris, Marrocos, e logo conhecerei Ilha de Maiorca, parece irreal mas não é, o que prova que o melhor é conhecer as pessoas pelo que pensam, sem pré julgamentos, me sinto muito orgulhosa de ter lhe conhecido e espero que assim seja por longos anos, e quanto ao Cirque du Soleil estou encantada, e aqui no Brasil o ingresso é carissímo, eu fui como convidada para pré-estréia, e como amo o ludico, me senti criança, me disseram que eu era boba e quer saber sou mesmo. Beijinhos.

Carla Pimentel disse...

Também já estive em Paris (tinha 17 anos, há tanto tempo!!!) e é sem dúvida uma lindíssima cidade (claro que como turista só visito o que é bonito de ver e apreciar...). Desejo-te uma boas férias de descanso e divertimento com quem mais gostas (depois queremos ver fotografias...)
beijinhos

Luz disse...

Não sou eu que te desminto!Paris é a capital mais bonita do mundo toda vestida de verde e dourado...
que saudades eu tenho de Paris!!!
Luz

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas