"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

28/09/09

Devagarinho, a passo de caracol!


Não é fácil ser professor e muito menos ensinar aqueles que não querem aprender! Uma das minhas turmas traz-me apreensiva e desanimada! Falam imenso de tudo, menos sobre a Escola!
Estão sempre a interromper, com disparates, nada a propósito, tentando evitar a aula...E o pior é estarem tão mal preparados! Há nessa turma quem não conheça bem as letras sequer!
Por vezes, penso que o tentar fugir à aula, pretende "esconder" as muitas dificuldades, mas já lhes disse que isso para mim não importa...apenas quero que aprendam com gosto.
E...vou insistindo...andando devagarinho, devagarinho...noventa minutos para que os doze consigam ler um parágrafo e perceber algo...no meio de tanta interrupção!
Se ao menos conseguisse perceber como os motivar, ou se já se sentem ligados a mim...Tento com a maior calma e paciência...por vezes, descontrolo-me e grito com eles...não quando não sabem, mas quando estou a explicar a um e os outros parecem estar algures noutro lugar...

7 comentários:

Xinha disse...

Isabel
Sei que deve ser complicado e difícil mas é um desafio e tu és a pessoa e professora certa para desafios. A relação que se constrói, os laços que se criam abrem mundos ou, pelo menos, deixam algumas sementes que podem dar flor.
Beijinhos da Xinha

Luz disse...

Isabelinha
Tem paciência amiga.Sabes que infelizmente, muitos desses alunos nunca tiveram ninguém que olhasse para eles com amor e portanto não conhecem nem são sensíveis a essa linguagem. Como a única linguagem que conhecem é a do grito, às vezes para amá-los é preciso gritar. Eles não têm limites, nem regras e portanto é necessário ser rigido nesse campo e cedências só muito de vez em quando e a título de prémio. Sabes é muito duro para o professor, mas às vezes amar passa por ser duro e impôr disciplina. Por isso que não te pese o gritito... às vezes é uma forma de amar! E o papel do professor é antes de tudo amar!
Não desanimes, vais ver que a seu tempo dará frutos!
Bom trabalho
penso em ti
Luz

IC disse...

É como o noso país... devagarinho, a passo de caracol. Mas há que nunca desanimar :)
Beijinhos

Isabel disse...

Se não fossem as amigas...não sei como enfrentaria tudo isto!
Obrigada.
Beijinhos

Ricardo e Regina Calmon disse...

Amada Amiga Isabel:
profissional prática sua ,Isabel,,mui mais que profisão é,trata-se de missao por Ele ofertada a pessoas poucas em mundo esse,o diário esculpir de vivas almas,em forma flor,para o mundo mostrar e preparar,embora como professor universitário,e sei o que ouço dels,verdaderas bizarrices!

bezumãos suas,mesta nossa!

Viva a Vida!
Viva o Magistério!

Por toda minha Vida disse...

Bom dia, minha amiga Isabel.

O amor que tens não será suficiente para esta turma, paciência e muita vai ser necessária, mas sei que vai conseguir o mais importante você tem é a vontade.

Beijos

Renata

Sandra V. disse...

Isabel

Eles são assim mesmo. Nós temos de ter calma, paciência e, através da relação, tentar motivá-los para o mundo!!

Bjos grandes!!

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas