"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

26/04/10

Uma aula no CRE!

Hoje o 6ºE foi assistir a uma palestra sobre o 25 de Abril, no CRE.
A iniciativa partiu da Associação de Pais e o resultado foi uma aula interessante, na voz de alguém que viveu directamente os acontecimentos de há 36 anos atrás!
De uma forma descontraída e com um discurso cativante, foi-nos contado como o povo vivia oprimido, com medo...sob um regime ditatorial, em que a PIDE tinha "olhos espalhados" por todo o lado.
Não havia paz, nem fartura, nem direitos...as mulheres, então, muito pior que os homens, eram "escravizadas", fartas de trabalhar, nem o direito de votar tinham.
Os rapazes mal nasciam sabiam já uma certeza...aos dezoito anos tinham de ir para a tropa e para a guerra!
Até que...depois de muitas tentativas infrutíferas, a LIBERDADE venceu!
O 6ºE nem queria acreditar que nesse tempo, só os ricos prosseguiam estudos, que poucos tinham frigoríficos ou máquina de lavar...que as mulheres trabalhadoras nem recebiam os seus salários! Na verdade, os pais ou os maridos (se fossem casadas) íam recebê-los por elas!
Ficaram admirados ao descobrir que alguns, fingindo-se de amigos, "se vendiam" e só conheciam a palavra traição! Assim, ouviam planos de luta e, a seguir, corriam a contá-los aos responsáveis por toda aquela opressão!
Ainda houve tempo para se falar de poesia...tendo sido referido aos alunos o poema "Luísa sobe a calçada" de António Gedeão, que retrata o sofrimento das mulheres na época e "As portas que Abril abriu", que fala das conquistas que o 25 de Abril nos trouxe...A LIBERDADE foi um dos valores máximos conquistados.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fascinante!

Fascinante!

Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"