"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

09/09/10

O que para aí vem!

"Herdei" uma Direcção de Turma de 6ºano e, ontem, ao ler os Processos, ao ver os resultados escolares do 5ºano (ou do 6º, pois a turma tem 5 repetentes!), só pensava:"Ai, o que nos aguarda!"
Fazer turmas não é tarefa fácil, mas precisavam de juntar aqui 5 alunos (todos rapazes) repetentes?!
Só 3 alunos foram aprovados sem níveis inferiores a três, há vários com problemas de comportamento, que tiveram direito a estar suspensos, 2 alunos vêm de um Percurso Curricular Alternativo...Resta "arregaçar" as mangas e, desde o início, procurar caminhos para esta turma.
Motivá-los para aprender e levá-los a obter algum sucesso, fazendo-os acreditar nas suas capacidades, parece-me o mais importante.
Claro que preciso de um Conselho de Turma que pense positivo, mas só hoje vou conhecer quem fará parte desta turma.
Ontem falei com alguns colegas que foram professores de alguns da turma: " Eram uns coitadinhos, que ninguém gostava deles!"; " Os piores já saíram, porque reprovaram..."; " Eu até gostava deles..."
Bem, a turma tem 7 elementos novos, vamos ver as mudanças, que provocam...e, "se ninguém gostava deles", vou tentar gostar eu...sempre foi assim que os conquistei.

5 comentários:

Storinha disse...

Boa sorte!!! 5 alunos repetentes na escola onde eu estava antes era habitual...lol
É um desafio sem dúvida, mas se fossem todos bons alunos, certinhos e direitinhos a nossa profissão não era tão emocionante.
Vais ver que te sais bem.
Bom ano lectivo.
Beijinhos

IC disse...

Sim, dar-lhes autoconfiança. fazê-los acreditar nas suas capacidades é a segunda coisa mais importante. A segunda, porque a primeira é gostar deles... todos. Que tenhas sorte nisso com o Conselho de Turma, pois nisso não vale a pena fingir, eles sentem...
E quanto aos problemas de comportamento, eles apreciam mais a autoridade do que muitos pensam (quando sentem que se verifica a 1ª condição)
Beijinhos

O Baú do Xekim disse...

Olá amiga.

Feliz fim de semana.

Beijinhos.

claudia disse...

Sem dúvida que é um grande desafio, mas não é bom "sofrer por antecedência". Nestes casos um dia de cada vez.No entanto é bom saber que vai tentar fazer algo por esses miúdos.Desejo-lhe boa sorte para este ano lectivo e acima de tudo perseverança. Mãe do Gonçalo Cavaco.

Isabel Preto disse...

Olá mãe do Gonçalo:
na verdade, já estive com a turma em Português e Estudo Acompanhado, além do dia da recepção e gostei do comportamento deles...Acho que, afinal, vão ser uma turma simpática.
Beijinhos

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas