"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

10/12/10

Balanço do 1ºPeríodo...

Estamos quase a chegar ao final da primeira etapa deste ano lectivo. Sinto-me bastante cansada, mas isso é normal em todos os professores, sobretudo nesta fase final. Contudo, faço um balanço bastante positivo e há muitas actividades que me ficarão na lembrança e que sempre adoçam as minhas lembranças.
Uma dessas lembranças é a sensação maravilhosa de ouvir textos da autoria dos alunos do 5ºD. Há muito não tinha alunos com esse dom da escrita! Por vezes, esquecemo-nos de tudo, nos dias em que eles lêem os seus textos. Parece magia, mesmo de verdade! Tudo desaparece e parece que estamos num mundo encantado! A turma inteira fica em silêncio (o que também é raro, nos dias que correm!), para ouvir os textos, uns dos outros...Eu, bem eu, sinto-me nessas aulas como se fosse uma criança encantada/enfeitiçada pela magia e pelo sonho que transparece da escrita deles!
Vou recordar sempre alguns dos trabalhos de vários alunos, para a Exposição dos trabalhos de Outono e de Natal. Como sabem, recebi trabalhos lindos! Alguns passam a integrar os lados laterais do meu Blog.
Na verdade, os momentos menos bons (que não foram assim tantos!), facilmente se apagam diante das lembranças doces dos meus alunos.
Sorrio, cada vez que me lembro dos "meus pequenos actores/actrizes", a representar o diálogo inventado, a partir do conto tradicional:"A Velha e a cabaça", na turma deles e mesmo na dos outros, pois o 5ºA foi ao 5ºD e o 5ºD foi *à turma A e ao 6ºG!
E depois há as outras coisas, as mais pequeninas, mas tão importantes: a cumplicidade que criei com os meus alunos, os afectos...Ainda esta manhã me senti tão especial, quando o João, o meu menino autista, para somar, contava os meus dedos e me deu um beijo, porque lhe dei caramelos no fim da aula!
Esses momentos únicos, que todos os professores têm a sorte de viver, esses fazem desta profissão a melhor do mundo. Não há nada que pague viver rodeada de crianças e adolescentes.
Obrigada a todos os meus alunos.

2 comentários:

IC disse...

Fazes-me ter tantas saudades deles todos que foram as minhas crianças e os meus adolescentes...
Como sabes, ando bastante arredada da blogosfera, hoje vim "ver-te" :)
Passa no meu blog, está lá um vídeo que gostarás de ver, embora não sejam crianças portuguesas.
Muitos beijinhos.

Professora Lu disse...

Fiquei arrepiada ao ler esse teu texto, porque consegui me ver ali... Que lindo depoimento!!!
Não quer vir dar aula aqui ,não? rssssss
beijossssss

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas