"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

15/03/11

Ser directora de uma turma...

...de alunos faladores, brincalhões e distraídos...mas onde me sinto bem! É verdade, não há tristeza que não passe, nem projecto que não leve adiante, na "minha turma", pois eles são muito mais que isso. São meigos, carinhosos, esforçados e...gostam muito de mim!
Cada vez acredito mais que a relação professor/aluno é algo fundamental neste processo ensino/aprendizagem, pois alguns colegas queixam-se muito do "meu 6ºG", mas eu adoro a minha turma!
Hoje deu-me para isto, para falar deles! Talvez, porque estive muito tempo com eles e soube-me bem...Em Estudo Acompanhado, estou sozinha...o meu parceiro está em recuperação, fizemos um trabalho de grupo sobre a floresta, para uma exposição no CRE. O tempo voou, a cada nova imagem, nova ideia, nova frase, eu sorria, por dentro e por fora, pois senti-me realizada, vendo-os tão empenhados...Uns a desenhar, outros a inventar slogans e poemas, outros a pesquisar na net...Cada grupo a fazer algo muito pessoal, tão diferente, tão único!
Depois, fiquei o intervalo a ajudar o Roberto a "melhorar o visual" de um trabalho de Área de Projecto...Já o 2ºtoque de entrada soava, quando saí a correr da sala, para a aula de Português Língua Não Materna.
De tarde, fizemos uma ficha sobre conjugação pronominal, onde vi que alguns aprenderam bem a matéria e outros ficaram a aprender, pois o Artur lá acabou por "discretamente" ajudar os amigos, o Fábio e o Rúben foram ajudar um colega, aqueles que têm mais dificuldades perguntavam...eu explicava no quadro...é assim que esta turma funciona, de forma colectiva.
Fomos às "jornadas das ciências", ver as experiências fantásticas dos professores de Ciências, onde a minha turma se deliciou...e brincou, com a experiência do detergente da louça, que parecia espuma colorida, onde o Nelson e o Artur não resistiram a tocar...Escrevemos num painel uma quadra da turma, eu e o Artur, aquele menino inteligente, que eu consigo fazer trabalhar, porque ele sabe ser um excelente escritor, se quiser.
Confesso que os deixei para ir para outra turma, com uma certa pena, pois snto-me bem no meio deles, apesar das traquinices e brincadeiras. Há muita cumplicidade entre nós e vou sentir a falta deles, quando este ano terminar.
É bom receber os beijinhos diários da Diana e do Cristiano, os pedidos de ajuda do Claudino, do Roberto ou do Nico, sempre com vontade de aprender...Não sei o que faria sem os textos do Gonçalo, a beleza de tudo aquilo em que a Mariana toca, a doçura da Leila, as brincadeiras da Joyce, que mesmo um pouco rebelde, tenta vencer...Não imagino nada melhor do que estar com o Fábio, pois é o melhor aluno que já tive e, quando digo melhor, não é só por ser um excelente aluno, pois já tive alguns alunos excelentes, mas nunca nenhum como o Fábio. É que o Fábio parece ser daqueles miúdos que só têm qualidades: é terno, simples, com um sorriso que lhe brilha no olhar e mostra que nos entende...o Fábio é aquele filho, que todas gostariamos de ter. E só não vou continuar a falar dele, para que os outros não pensem que só o Fábio está no meu coração, pois acreditem que gosto mesmo de todos.
Há muitas coisas que me farão recordar cada um de vocês, para sempre.
Vou recordar aquela carta sincera do Rogério a pedir-me desculpas, aquele bilhete iniciado pelo Nelson a pedir à turma que se portassem bem, para eu deixar de ficar zangada, as intervenções do Pedro naquela sessão do CRE sobre sexualidade ou quando vimos o filme"Tróia"...a dedicação de muitos da turma, a ajudar a construir as cartas sobre a obra "Ulisses" ou a pintar o cenário, mesmo quando as coisas corriam mal, pois foram esses momentos que vos fizeram crescer e ser melhores...

4 comentários:

Célia R. disse...

Olá Isabel!

Fiquei deliciada ao ler este texto que escreveste sobre a tua turma. :)

Os nossos alunos são de facto reguilas, mas a verdade é que nos sentimos muito bem no meio deles.

E ainda bem que assim é ... só mostra que somos felizes na nossa profissão.

Beijinhos.

Anónimo disse...

Também sinto o mesmo. Não sei porque será mas os alunos da DT são sempre especiais. Só não gosto da burocracia que o cargo implica.

Anónimo disse...

ter um turma assim e lindo.
Mas tambem vose trabalha muito para isso, com a companhia de alguns colegas.
Beijinhos.
ainda vai levar algunn ao tP
Parabens Por todo o seu trabalho .
Sofia Fouto

Isabel Preto disse...

Pois é, minha querida amiga, alguns vão ao Top: o nosso menino, o Gonçalo e a Mariana...mas o mérito é deles, por serem tão responsáveis. Há outros com capacidades, mas devido ao comportamento agitado, não estarão lá.
Mas todos eles estarão noutro TOP especial: o meu coração.
Beijinhos

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas