"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

06/05/11

Alunos difíceis?

Não há alunos difíceis, se estiverem empenhados, comprometidos e motivados para as tarefas...Ainda hoje o comprovei na minha Direcção de Turma, onde a nossa cumplicidade cresce a cada dia.

É verdade que não se trata de uma turma fácil e que há dias em que saio das aulas deles, completamente desanimada, pois adoram brincar e estar na conversa...mas, há outros momentos surpreendentes.

De manhã, passei pela escola a desejar-lhes sorte para a realização da Prova de Aferição...já que eu fui destacada para uma escola do 1ºciclo.

De tarde, tal como combináramos, alguns da turma compareceram na escola, pois estamos a transformar um texto de Maria Alberta Menéres, melhor dizendo, estamos a contar a "aventura de Ulisses com Polifemo" à maneira do 6ºG! O resultado? Uma tarde inesquecível, cheia de risos à mistura, pois o texto ficou mais cómico ainda e a "leitura" deles...um espectáculo a não perder!

Ainda houve tempo para outras confidências...o que me aproxima cada vez mais da turma...Quanto à Prova de Aferição, que eu ainda não vi, garantiram que correu bem, embora alguns se tenham espalhado no verbo ser...o eterno problema dos verbos irregulares e dos Pretéritos. Investimos muito no conjuntivo e, ao que parece, não foi preciso...Se adivinhasse...Mas,voltando ao tema inicial...não há alunos complicados, quando conseguimos fazer com que sejam eles a fazer...durante duas horas e meia, mal precisei de intervir. Eles fizeram tudo, sozinhos. É certo que também lá estavam alunos excelentes e calmos, mas os mais irrequietos, também...e deram vida ao texto, portaram-se tão bem!

Uma certeza? Vai custar-me muito, separar-me deles...e para isso, já falta tão pouco.

3 comentários:

Luz disse...

Este é um dos pontos negros da vida do professor, ter que se separar dos alunos no final do ano, precisamente quando já nos conhecemos muito bem e gostamos de estar juntos...
Um bom fim de semana
Luz

Isabel Preto disse...

Pois é, felizmente todos os anos me apaixono de novo, por outras turmas, outros meninos...e em cada ano, há sempre alguns que ficam para sempre, não como alunos, mas como amigos muito especiais. É o caso desta turma. Estou certa que alguns continuarão a dar notícias...e mesmo algumas mães, pois tenho Encarregadas de Educação fantásticas, nesta turma, que no início, me preocupou tanto! Afinal...agora, até os escolhi para as minhas aulas assistidas!

Professora Lu disse...

É minha linda, eu sei como é essa separação... dói...
Eu que adoro vir aqui e admirar o trabalho dos teus pequenos. É fascinante....
Luto tanto, tanto... mas não vejo resultado. Gostaria de dar-lhes um pozinho mágico...rs
Quem sabe um dia???
Um beijo grande e feliz dia das Mães...
com muito carinho,
Lu

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas