"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

16/11/11

Uma aula que fala de amizade...


Na segunda-feira, duas estagiárias assistiram à aula do 5ºA. O início da aula, começou de forma impetuosa, pois um dos alunos chegou atrasado e muito alterado, porque as coisas dele estavam no cacifo de outro colega e um terceiro aluno envolvido tinha estragado o cacifo, que agora não abria! É nestas e noutras alturas que lamento não ter Formação Cívica com a Turma. É que sou Diretora desta Turma, mas faltam-me horas para falar com eles e, por diversas vezes, já me aconteceu ter de conversar sobre este tipo de assuntos nas aulas de Português. Bem, resolvi a questão, após acalmar o aluno, a quem forneci materiais, com a promessa de resolvermos o assunto do cacifo com o funcionário, no intervalo.
Começámos, finalmente, a aula com uma peça musical de Jorge Salgueiro, que pareceu agradar-lhes muito, porque alguns alunos contaram a história do elefante, que foi rejeitado só por ser diferente, com a ajuda de fantoches, que eles próprios fizeram.
De seguida, explorámos a história, falámos de amizade e dos deveres que temos, para com os outros, até porque a nossa turma tem muitas crianças com NEE.
Aproveitei para falar de onomatopeias e verbos onomatopaicos e, por último, fizeram um Acróstico, com a palavra amizade.
Foi uma aula bem interessante, apesar de ter começado de forma muito agitada. Por hoje, deixo-vos com alguns Acrósticos. Amanhã, vou mostrar-vos alguns dos fantoches: o elefante, um porco, um pássaro, um pónei, crianças e...até um ouriço.
Amigo é estar presente nas horas difíceis...
Melhores amigos, para sempre são!
Inimigo, não é amigo!
Zangas, não são permitidas!
Amizade é bela, quando é eterna
Dedicar-se e ajudar
Educação leva ao respeito uns pelos outros.
Felipe Oliveira, 5ºA
Ajudar os que têm mais dificuldades...
Meigo, tens de ser
Inventar mil alegrias
Zelar pelos outros
Amigo é apoiar os mais necessitados
Dar o nosso coração...
Estreitar laços, para ser feliz.
Tiago, 5ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fascinante!

Fascinante!

Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"