"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

03/01/12

Quem me dera ser...

"Quem me dera ser..."
Escolhe um animal que complete o título; apresenta as razões da tua escolha; demonstra os seus pontos fortes; refere o que farias se fosses esse animal...

Quem me dera ser...um pássaro
Quem me dera ser...
Deixa cá ver...
Talvez um canguru.
Nem pensar!
Um burro?
Jamais!
Um tigre?
Nunca!
Tenho que imaginar...
E se for...
Um pássaro?
Sim...um pássaro!
Que grande ideia!
Agora...
Um nome para mim,
Não posso ficar assim!
E se for...
Doroteia!
Que grande ideia!
Estamos a ir bem...
E a espécie?
Tenho de dizer também.
E se for um pombo?
Não,
Tenho pavor, pois então!
E se for...
Um pardalito?
Boa!
Não é grande como um cão,
Nem pequeno como uma pulga.
Porque razão
Escolhi o pássaro?
Para voar.
Voar muito! Entre as nuvens,
Entre as estrelas.
Podem imaginar-me
A fazer voo picado,
Depois a planar
Mesmo por cima das vossas cabeças!
A levar com o vento nas penas.
Voar,
Voar sem parar!
Mas como tudo
Teria pontos altos,
Pontos baixos.
Os pontos altos,
Já eu referi,
Mas os pontos baixos,
Ainda não disse aqui!
Não gostaria de comer
Grãos e areias
Isso aí
Já não eram
Grandes ideias!
Por falar nisso...
Ia-me esquecendo
Das características
Do meu corpo de pássaro
E da minha cabeça de vento!
Teria o corpo pardo,
Pardo como o leopardo
Leopardo, grande fera
E eu, veloz fera do ar,
Pois era...

Beatriz Calado, 6ºD

2 comentários:

Mãe da Joana disse...

Olá Bia
Estás de parabéns, o teu texto está espetacular.
Um beijino.
Mãe da Joana

Anónimo disse...

Gostei muito do teu texto

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas