"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

08/04/15

O sonho comanda a vida...

Partindo da apresentação do poema " Pedra Filosofal" de António Gedeão, falámos sobre a importância da capacidade de sonhar, fizemos a planificação de um texto expositivo e, posteriormente, os alunos redigiram textos. 
Deixo-vos alguns do 7ºE,  que me deixaram orgulhosa, neste regresso à escola, na reta final. Sinto que muito mais do que lhes transmitir conhecimentos e os levar a descobrir saberes, os contagio com esta minha capacidade de nunca desistir e de...sonhar.

A meu ver, este poema mostra que algumas pessoas duvidam que sonhar é importante, mas eu sou de opinião de que o sonho nos faz crescer, aumentando a nossa autoestima. 
Se não sonhássemos, por esta altura, não poderíamos estar em casa e desfrutar dos avanços da ciência e tecnologia, nomeadamente da televisão, dos jogos, nos aparelhos eletrónicos, da internet...
Posso concluir que se nós sonharmos e acreditarmos, nós conseguiremos alcançar o que quisermos. Os sonhos fazem parte das nossas vidas e ajudam-nos a evoluir.

Tiago


Os sonhos mudam o mundo
Se não fossem os sonhos, não teríamos o que temos, não seríamos o que somos e não havia ideias tão boas...
A título de exemplo, pensemos nos astronautas, que só desenvolveram e seguiram o seu trabalho, porque tinham um sonho. Se não fossem eles, não saberíamos o que sabemos hoje sobre o Universo, se calhar nunca teríamos ido à Lua.
As pessoas que sonham, normalmente, chegam sempre mais longe que as outras, porque impõem objetivos a si mesmos e esforçam-se para conseguir alcançá-los.
Sonhar faz bem e ajuda-nos a melhorar a vida e o futuro.

Rafael


O sonho comanda a vida, diz-nos o poema. Pois bem, sonhar faz-nos chegar a diversos mundos, por vezes, a ideias estapafúrdias e sorrisos constantes.
Ao sonhar, saímos deste mundo, da realidade e vivêmo-la como queremos.
A partir do sonho, somos felizes, pois voltamos atrás no tempo e planeamos, de certa forma, o nosso futuro.
Com os sonhos, ganhamos coragem, pois neles, somos invencíveis, não vamos abaixo, passamos os nossos limites e vemos tudo de forma positiva, na brincadeira, como queremos que seja a vida real.
Enquanto que no "Agora" , nem sempre conseguimos fazer coisas simples, nos sonhos conseguimos voar.
Sonhar é ser alguém, é acreditar, imaginar e viver...é planear...É ser feliz.

Soraia


Eu defendo que o sonho comanda a vida, sendo uma ideia positiva, que visivelmente aumenta a nossa moral e a nossa criatividade.
Aqueles que não sonham, não evoluem.
Na minha opinião, os sonhos dão origem aos nossos projetos e ajudam-nos, evidentemente, a alcançá-los.
Posso referir exemplos de homens que sonharam e criaram projetos espantosos, como Da Vinci. Ele tinha um sonho e concretizou-o, inventou a passarola voadora, com o seu desejo de voar.
O meu objetivo ao redigir este texto é mostrar às pessoas que os sonhos são o ponto de partida para o desenvolvimento, a mudança, são eles que nos fazem alcançar objetivos e nos fazem evoluir.
Graças a pessoas capazes de sonhar, o mundo está cheio de invenções e de novas ideias, novos sonhos por criar e surgir.
Este é o modo de evolução da humanidade.

João



Sem comentários:

Enviar um comentário

Fascinante!

Fascinante!

Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"