"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

27/10/15

Treinar a técnica do diálogo

(...) No dia seguinte a dona Otília foi ao mercado comprar fruta e encontrou a sua amiga Arminda, que já não via há muito tempo.
-Otília, há tanto tempo!-exclamou Arminda.
-Pois é! Tenho andado muito ocupada. Acabo de vir do batizado do meu netinho.- esclareceu a amiga.
- E como é que foi? Conta-me lá.- pediu Arminda, cheia de curiosidade.
-Foi uma grande aventura. Nem tu calculas!
- Quero saber tudo, mas com calma. Queres vir jantar a minha casa? Assim, pomos a conversa em dia.
Otília concordou, foi comprar a fruta e combinou ir ter depois a casa da amiga.
Já à noite, sentadas à mesa, a saborear um delicioso jantar, Otília retomou a aventura:
- Nem te digo, nem te conto! Foi cá uma aventura pela serra! Enganei os lobos bem enganados.- explicou-lhe, rindo.
-Oh, mulher, mas, então, tu foste pela serra?- admirou-se Arminda. Não sabes que é muito perigoso?
- Eu sou uma mulher cheia de coragem e não quis ir pelo caminho mais longo!
- Então conta lá como é que enganaste os lobos.
-Disse-lhes que eu estava muito magrinha, quase só pele e osso e, quando voltasse do batizado, já vinha mais gordinha. Ainda lhes disse que trazia arroz-doce para a sobremesa!
- E eles acreditaram? São bem tolinhos! Mas...e depois, como fizeste no regresso?- indagou Arminda, cada vez mais intrigada.
- Disfarcei-me de cabaça e, quando os lobos me perguntaram se tinha visto uma velha, cantei-lhes assim: "Roda, roda cabacinha, não vi velha, nem velhinha, roda, roda cabação, não vi velha, nem velhão."
- Oh, mulher, tu és mesmo fantástica!
E, assim, continuaram em amena cavaqueira pelo serão adentro, muito felizes por poderem estar juntas.


Texto coletivo, 5ºI

2 comentários:

paula disse...

Que ideia deliciosa, a do arroz-doce para a sobremesa dos lobos! :) E que texto tão bem escrito, parabéns!

Isabel Preto disse...

Ainda bem que gostaste, Paula. Um beijinho grande.

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas