"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

25/10/16

Hábitos de Leitura

    


    Ler é fundamental para desenvolver capacidades e conhecimentos, permitindo ver  o mundo com outros olhos, já que uma pessoa que não lê acredita em tudo o que lhe dizem.
  Na minha opinião a leitura também é um passatempo fundamental, para o nosso dia a dia.
   "Já pensaram que um livro pode ser um amigo quando nos sentimos sozinhos?"
    Luísa Ducla Soares refere que o livro é um amigo que fala connosco, um "navio para viajar", "uma escola para levar debaixo do braço". Concordo inteiramente com estas citações, pois além da companhia que um livro faz, ao lermos é como se estivéssemos a viajar para outros lugares, como se estivéssemos a conhecer novas gentes e novas culturas. Num livro cabe o mundo inteiro! Um livro traz-nos conhecimentos e alarga os nossos horizontes.
   Considero que os pais deveriam proporcionar aos filhos um contacto com os livros desde muito cedo, pois está provado cientificamente que, por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.
    "Um país é feito de homens e de livros", já dizia Monteiro Lobato, o que comprova a importância da leitura. Ler desenvolve a capacidade de comunicar, de expressar ideias e sentimentos, estimula a memória e a atenção.
   Em síntese, defendo que um livro nos protege da ignorância e é urgente que o hábito de ler faça parte da vida de toda a gente, pois convém relembrar que ler é a chave do conhecimento, ler é aprender, ler é uma viagem que vai muito além da realidade.

Rita, Daniela C e Sara, 6ºI, aula de apoio ao estudo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fascinante!

Fascinante!

Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"