"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

24/03/17

Um Coelho de porcelana muito especial...

Era uma vez um coelho de porcelana chamado Edward Tulane. O coelho vivia feliz com a sua dona, Abilene, uma menina que o adorava mais que tudo! Mas um dia, Edward perde-se... Kate DiCamillo leva-nos numa viagem extraordinária: Das profundezas do oceano às redes de um pescador, do cimo de um monte de lixo ao acampamento de sem-abrigos, da cabeceira de uma criança doente às ruas de Memphis... Brilhantemente ilustrado por Bagram Ibatoulline. 
Há uma predisposição para se procurar livros infantis alegres, em que tudo é belo e florido e onde o herói é sempre feliz... Esta obra de Kate DiCamillo não é assim! É a história (a Odisseia) de um coelho de porcelana, egoísta e vaidoso, que vai penar bastante antes de ter o seu "final feliz" (que o há, mas mais difícil de atingir). Mas, nesse percurso penoso e longo, aprende uma lição sem preço... aprende a aceitar o Amor que lhe dão mas, mais importante ainda, aprende a Amar quem lhe quer bem!
Sim, é um livro triste às vezes (ele perde-se, fica no fundo do mar, é recuperado, é abandonado, é descoberto por um vagabundo, é atirado para longe, é feito espantalho, é roubado, é adoptado, a sua dona morre, tem a cabeça partida em 21 pedaços,...), mas é uma lição de amor aprendida numa aventura belíssima e magistralmente escrita... Porque as crianças devem aprender que nem tudo na vida vem facilmente... E que o Amor é a maior dádiva do Mundo!
                                                                                                     Escolha de Margarida, 6ºJ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Fascinante!

Fascinante!

Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"