"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

09/11/09

Família de Palavras!







No quadro escrevemos famílias de palavras a partir de: mar, pesca e barco, que integraram depois um desenho de cada aluno, com o objectivo de aprender que dessas palavras "nascem" as derivadas. Por último, preenchemos uma tabela com as novas palavras: maresia, maré, marítimo, marinheiro, pescador, pescaria, pescada, barqueiro, barcaça, embarcar, desembarcar...aprendendo que as novas palavras são derivadas e se formam juntando letras antes e/ou depois da palavra primitiva: são as palavras derivadas por prefixação e/ou sufixação.
Como sempre, a turma mostra relutância em trabalhar! Começam sempre por dizer que é difícil, que não gostam, que não sabem...mas depois acabam por fazer e não me pareceu nada mal, o resultado.
Alguns ainda não terminaram de pintar, outros conseguiram concluir.
Aqui ficam os trabalhos da Ana, da Bruna, do Nelson, da Sandra, do Pedro e do Luís.

8 comentários:

Natália Fera disse...

Olá Isabel.
Que falta me fazia uma professora com tu cá em casa,eu já não me lembro nada,não sei onde mete virgulas,nem as outra coisas,não sei quando é à com H,não me lembro de nada.

beijinhos e um bom dia

Anónimo disse...

gostei ds poemas das lindas prosas e das encantadoras hestorias

ass... voltarei mas tarde para por n meu pensamento todas as hestorias .

Anónimo disse...

não tem nada a dizer sobre" palavras da familia de Natal ninguém sabe?

Anónimo disse...

lol :)...

Isabel Preto disse...

Claro que tenho...Natal, natalício, natividade, natalino...
Feliz Natal, se souberem outras, acrescentem.

Isabel Preto disse...

Lol: se fez sorrir, faz-me bem. Será que trouxe recordações?

pedro disse...

estes desenhos trouerao me recordacoes dos veos tempos em que eu era seu aluno e que desenhei um desenho desses sou o pedro bjos

Isabel Preto disse...

Olá Pedro! Também eu, sinto saudades tuas. Fico muito contente, por te recordares de mim e das nossas aulas...OBRIGADA.

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas