"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"
19/12/22
17/12/22
15/12/22
O Pai Natal acordou de Barbas Pretas!
Num belo dia, o Pai Natal acordou com as suas barbas muito ásperas e enroladas, portanto, resolveu ir comprar algum produto para tratar do problema.
O Pai Natal lembrou-se que não tinha trazido os óculos e não via nada, mas, mesmo assim, não desistiu e entrou no mercado Natal e dirigiu-se à secção de produtos de higiene e cabelos. Depois de algum tempo, em que tentou, em vão, ler os rótulos, acabou por levar um produto à sorte, que é como quem diz, à toa, pois não conseguia ler nada!
Quando chegou a casa, foi imediatamente espalhar o produto na barba e deitou-se.
No outro dia, o Pai Natal acordou e foi ver-se ao espelho e tinha as barbas pretas! O Pai Natal ficou desesperado e foi ver o produto, mas, desta vez, já estava a usar os óculos. Quando leu o rótulo do produto, percebeu que tinha trazido espuma de cor para o cabelo!
Desde então, nunca mais se esqueceu dos óculos para sair de casa!
Francisco Calçada, 5ºB
14/12/22
O Pai Natal acordou de Barbas Pretas!
Era uma vez o Grinch. Ele era verde e não gostava nada do Pai Natal! Na verdade, o Grinch não gostava de ninguém e passava a vida a fazer patifarias e maldades!
Numa noite escura, já de madrugada, pôs tinta preta nas barbas do Pai Natal e disse:
- Quando o Pai Natal acordar, vai ver as suas barbas pretas!
Entretanto, o Pai Natal acordou, foi lavar os dentes e olhou para o espelho. Deu um grande grito:
- Porque é que as minhas barbas estão pretas?!
Que mistério seria aquele? O Pai Natal chamou os seus duendes para o ajudarem a recuperar as suas barbas branquinhas e alguns deles foram tentar descobrir quem é que tinha feito aquela maldade.
- Se calhar foi o Grinch, porque estou a ver ali um bocado de pelo verde e o saco com as coisas que ele rouba!- exclamou o Pai Natal.
Os duendes foram apurar se de facto tinha sido ele o culpado ou não, mas, quando descobriram a tinta preta e o pincel, ainda por lavar, em casa do Grinch, não restaram mais dúvidas!
Quanto ao Pai Natal, este teve de ficar largas horas na banheira, com as barbas de molho, para que a tinta desaparecesse!
Os duendes e o Pai Natal tomaram uma decisão: naquele ano, não haveria presentes para o Grinch! Pode ser que, assim, ele aprenda a lição!
Tomás Gonçalves, 5ºA
O Pai Natal Acordou com as Barbas Pretas!
Soraia, 5ºA
(…) Como estava frio, antes de se deitar, o Pai Natal mexeu na sua lareira, para atiçar o lume e manter a casa quente, mas esqueceu-se de lavar as mãos e...certamente já adivinharam, ao coçar-se, ficou com as barbas pretas!
Lara, 5ºA
(…) O motivo que o fez ficar com as barbas pretas foi o seguinte: um homem, com o poder do tempo, foi ao seu quarto e puxou o tempo para trás. Depois, foi pintar o Pai Natal e só teve tempo de pintar as barbas e o bigode!
Miguel, 5ºA
(…) A verdadeira história é que um homem, com uma máquina do tempo, fez o tempo recuar, então, quando acordou, o Pai Natal era jovem outra vez e, já se sabe, as barbas não eram brancas, mas sim pretas! No início, assustou-se e ficou horrorizado, mas, depois, alegrou-se, pois, assim, teria muito mais tempo para fazer as crianças felizes.
05/12/22
04/12/22
03/12/22
27/11/22
23/11/22
17/11/22
O Monstrinho descobre um amigo
Era uma vez um ser de outro mundo, que caiu no planeta Terra, porque a sua espaçonave ficou sem combustível.
A queda deu-se perto de um parque infantil, onde um menino brincava num baloiço. Do lado esquerdo, avistou um gatinho a passear.
Este monstro é bonzinho, por isso, assustou-se com o menino e escondeu-se dentro da sua nave, mas a curiosidade do menino fê-lo ir inspecionar a nave e deu de caras com o monstro. Era um monstro colorido, com três olhos, sete patas e tinha os cabelos em pé. O ar era de um ser amedrontado, dócil e meigo. Assim, tornaram-se amigos e, com a ajuda do menino, o monstro regressou ao seu lar. O gatinho quis ir com ele, para viver uma grande aventura e o monstrinho prometeu voltar em breve para visitar o seu novo amigo e trazer de volta o gatinho Tomy.
Diego, 5ºB
15/11/22
Desenhar e escrever a partir de pistas
Pistas fornecidas: É um monstro, mas é fofinho. Tem seis patas, três olhos e os cabelos em pé. À direita do monstro, está um baloiço com uma criança e à esquerda, um gato preto com uma manchinha branca.