
Bruno, 6.ºC
A Lenda da Serra da Estrela
Era uma vez um pastor que vivia com a ideia de partir para mais além. Como bom pastor, tinha como sua fiel companhia o cão que lhe guardava o rebanho.
Uma noite, quando o céu desimpedido mostrava todas as suas estrelas, houve uma que caiu sobre a terra para lhe falar.
A estrela disse que, se apontasse caminho na sua direcção, iria encontrar o destino com que sempre sonhara. E depois do anúncio, regressou ao céu. E então os dois, cão e pastor, partiram. Sempre no sentido da estrela que lhes falou naquela noite estrelada.
Caminharam dias, meses, anos. E por fim chegaram a uma alta e bela serra. Tão alta que ficavam bem perto da estrela que os ajudou, e assim puderam tornar a falar com ela, sempre que a noite chegava.
Ali decidiram viver o pastor e o seu cão, felizes, até o tempo lhes trazer a morte. A estrela lá ficou.
Hoje, é mais brilhante do que as outras. Por ter conhecido o amor de um pastor. E por ter a sorte de saber o que é a saudade.
Outra versão da Lenda
Contava a lenda que havia um rei ao qual chegou a notícia de que todas as noites um pastor do alto da serra conversava com uma estrela.
O rei mandou logo chamar o pastor e ordenou-lhe que lhe desse a sua estrela, prometendo em troca dar-lhe muitas riquezas e muitos dos seus bens.
O pastor não aceitou, pois preferia ser pobre do que perder a sua estrela.
Ao voltar à sua pobre cabana no alto da serra, o pastor ouviu uma doce melodia que era a sua estrela a cantar.
Ela estava com receio de que o pastor se deixasse levar pela ambição da riqueza.
O pastor ficou todo contente e a estrela prometeu que sempre seria sua amiga.
Então o velho pastor exclamou:
– De hoje em diante, esta serra há-de chamar-se Serra da Estrela.
Conta a lenda que no alto da serra ainda hoje se vê uma estrela que brilha de maneira diferente das outras estrelas, como que à procura do bom e velho pastor amigo.