Passeando por entre os blogues das minhas amigas, descobri esta ideia no blog da Vera Vilhena, uma escritora fantástica.
Não hesitei a experimentar com os meus alunos e fiquei surpreendida. É que achava que era meio complicado, para alunos de 5ºano, mas afinal...adoraram o exercício e gostei dos resultados!
Começámos por relembrar a história da lebre e da tartaruga. De seguida, disse-lhes que iam fazer um exercício difícil...escrever a história, com as devidas e necessárias alterações, mas ainda assim teria de se perceber de que história se tratava, mas havia uma regra...a letra U desapareceu e não a podiam usar! Ficaram admirados no princípio e iam dizendo várias frases...onde aparecia o U...mas eu voltava a dizer..."essa palavra não dá...teria de ser outra ideia equivalente, sem nenhum U.
Foi assim que substituímos a tartaruga, pelo cágado e fez-se um silêncio total...Nem quinze minutos passaram quando o Cleofas me chamou e fiquei mesmo muito contente. Ora vejam:
"Certo dia a lebre propôs o tal desafio que o povo todo conhece: correr até à meta, para descobrir o mais rápido.
Hesitante, acaba por aceitar...e lá foram eles. A lebre, no início, foi com grande velocidade...mas em certo sítio, olha para trás e não vendo o cágado, pensa: "fico aqui a comer, até o cágado se avistar...ainda vem longe, certamente!"
Acaba por adormecer! E o cágado lentamente, sempre andando, ganha velocidade e chega à meta!
A lebre acorda e recomeça a corrida, mas vê na meta o cágado a sorrir! Fica tristíssima, a lebre...e chora!"
3 comentários:
Belíssimo exercício! Só mesmo tu Isabel!!!
Bom exercício, em todo o caso não atingido plenamente: «E eis que o cágado...».
Em todo o caso parabéns pelo método de trabalho usado com os alunos.
Tem razão, Leonel! Li os textos tantas vezes e não reparei nesse:)
Obrigada por me chamar a atenção, pela visita ao blog e pelo incentivo.
Bom fim de semana.
Enviar um comentário