Escolhe a personagem que vai ser o herói da tua história:
Príncipe/princesa; top-model; soldado; arqueólogo; professor; amigo…
Imagina qual será o seu maior sonho, o que lhe falta para ser feliz:
Casar; ter um anel mágico; descobrir um tesouro; ser famoso; herdar um quadro valioso…
Pensa o que pode fazer o teu herói para alcançar o sonho:
Arranjar uma namorada; ter uma prancha de surf; viajar para uma terra distante; fazer uma operação plástica…
Que dificuldades vai encontrar pelo caminho?
Gangsters; feiticeiros; labirintos; fadas más; telemóvel avariado…
Por que situações passa o teu herói?
É ferido com gravidade; é condenado a trabalhos forçados; é vencido num concurso; é vítima de um feitiço; é vendido como escravo…
Como conseguiu ultrapassar todas as dificuldades?
Com a ajuda de uma amiga; com a ajuda de um anel mágico; com confiança nas suas capacidades; com o uso do que aprendeu na escola…
Quem é o seu adversário/rival do teu herói?
Um dinossauro; um marciano; um cientista maluco; um falso amigo; um traficante de armas…
No fim da “viagem”, em que lugar se encontra o herói?
No alto de uma montanha; num castelo; em Paris; num templo budista; num planeta desconhecido; no reino das mil e umas noites…
Como acaba a história?
De uma forma feliz; de uma forma totalmente “louca”; de forma nenhuma…
Afinal, como é que se chama esta história?
???
Ideia retirada de "O Castelo dos aprendizes"
Experimentei hoje esta receita em Estudo Acompanhado, no 6ºG e 5ºA...Aqui fica um dos "cozinhados" obtidos com esta fabulosa receita:
Em tempos que já lá vão, num castelo antigo, vivia um jovem e solitário príncipe. Seu coração apenas tinha um sonho: conhecer uma princesa, de bom íntimo, para se casar...Não precisava de ser uma top model, nada disso, apenas tinha de ser meiga e compreensiva, com um coração bondoso.
Resolveu começar a percorrer terras, em busca do seu grande amor, pois precisava de encontrar a namorada ideal com quem casar...mas eis que numa dessas viagens, encontra um terrível feiticeiro, que lhe lança um feitiço: só conseguiria encontrar o seu verdadeiro amor, se conseguisse que uma princesa se apaixonasse por ele, sem que ele pronunciasse uma só palavra! Sem saber como, o jovem príncipe perdeu a voz! Mas não desistiu, pois acreditava nas suas capacidades, afinal aprendera na escola que muito mais importante que falar, é demonstrar... E continuou a sua caminhada...De súbito, aparece-lhe um dragão! Pobre príncipe! Não bastava estar mudo, ainda tinha de lutar com um DRAGÃO?!!
Acham que ele desistiu? Claro que não! Ser corajoso e ter sempre esperança eram outras das suas virtudes. Puxou da sua espada e enfrentou o dragão...com tanta garra que...uma fada, comovida com o seu esforço, o transportou para o reino das "mil e uma noites"...
Neste reino, princesas era o que menos faltava, pois era o reino dos sonhos e desejos. O nosso jovem príncipe andou disfarçado pelo reino mágico durante alguns dias, para perceber qual das princesas era a do seu sonho e...de repente, ali estava ela, mesmo na sua frente! Como a conquistar, sem lhe poder confessar os segredos do seu coração? Começou por lhe oferecer rosas...afinal, todas as mulheres gostam de flores, certo?
No dia seguinte, vendo-a a passear, aproximou-se devagar e ofereceu-lhe o seu melhor sorriso, seguindo-a calmamente, sem a assustar. De vez em quando, fazia brincadeiras, para que ela achasse graça...e despediu-se com outro sorriso e um aceno de mãos...
Dia após dia, o príncipe foi descobrindo maneiras mil de encantar a princesa, ofereceu-lhe um coração de papel, decorado com cores...e um dia, salvou-a de ser atacada por uma serpente!
Nesse momento, o jovem recuperou a voz, sinal que a princesa estava apaixonada!
Declararam o seu amor eterno e voaram para o reino do príncipe, outrora solitário.
2 comentários:
Uma actividade interessante. O conto resultou muito bem. Boa semana. :)
Uma boa receita. Acho que vou experimentar!
Um beijinho
Luz
Enviar um comentário