Dizem que as histórias nos fazem viajar, sem sair do lugar...Foi isto, que nos aconteceu hoje!
O 6ºA teve a sorte de ser uma das turmas a assistir a uma sessão de contos no CRE. Tratou-se de uma aula de Português, mesmo ao meu gosto, em que dois brilhantes contadores de histórias nos contaram lendas de vários países, cativando completamente os alunos, professores e estagiárias.
Primeiro, viajámos até ao Brasil, de seguida fomos à Alemanha, passámos pela Austrália, Japão e Cabo Verde. Cinco lendas, em interação com o público, que levaram à descoberta das características deste tipo de texto e nos deliciaram.
A lenda do uirapuru explicava a razão deste pássaro do Brasil ser distinguido dos outros todos com uma voz melodiosa e quase encantatória.
De Cabo Verde chegou-nos o conto de Blimundo, um boi que se tornou especial, por ser inteligente.
E tudo começou quando Djungaraba, Bygaidjma e Mojin precisaram de fogo para cozinhar a refeição…foi a história da Austrália...da Alemanha, aprendemos de onde surgiu a expressão:"quem põe o guizo ao gato?" E do Japão, descobrimos que o chá tem poderes tão grandes, que até venceu uns ladrões, sem derramar sangue, nem usar espadas!
Foi, de facto, um dos melhores momentos que tive o privilégio de viver, enquanto professora.
Esta iniciativa, dinamizada por Sérgio Prieto e Cláudio Oliveira, enquadra-se no âmbito da Estação do Livro, Programa itinerante da Câmara Municipal do Seixal.
Sem comentários:
Enviar um comentário