"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

18/03/12

Não vim dizer nada de novo...

Estou aqui...desde há muito tempo, não só pelos alunos que me visitam e pela família deles que também o fazem...não só pelos amigos e colegas...pela família e tantas coisas maravilhosas que Deus e a vida me deram...sem eu ter de inventar nada...apenas por ser bondosa com toda a gente, com todos os animais, especialmente com todas as crianças que eu puder ajudar na vida...não só como professora, mas como o ser humano que sou...sempre a ajudar toda a gente e feliz, sempre, sempre, mesmo após as tristezas que todos os seres têm de carregar e, sobretudo, porque atualmente já poucos professores se conseguem recordar que...por mais decretos, mudanças e papeis...a única coisa que importa é saber que podemos continuar a marcar a diferença, nem que mais não fosse para tornar o mundo...um pouco melhor...sempre...Só isso já bastaria para todos os professores, que se tornaram e tornarão professores, pelo coração...e não por ser uma opção qualquer... Só isso, bastará sempre...para ser bom professor! A mim, pelo menos por enquanto, basta-me para poder gritar ao mundo: QUE BOM, nos nossos tempos, poder TRABALHAR, como se isso fosse a melhor coisa do mundo...além das minhas filhas, família e amigos!
E como amanhã, apesar do imenso trabalho que todos os professores têm, no momento, deste País, pelo menos, vou escrever ainda mais algumas coisas, a esta hora da madrugada, como já fiz tantas vezes, quando é preciso, ou só porque me apetece...porque hoje é domingo...e, com tanta coisa que tenho de fazer ainda até chegar a "breve pausa da Páscoa"...sim, pois férias da Páscoa, ninguém tem o direito de chamar a nenhum professor do nosso lindo Portugal, sem guerra, com tanta beleza, sol e praias, com tanta coisa linda, como poucos lugares do mundo, ainda têm a sorte de ter!~Hoje é domingo e se precisar...descansarei o máximo, que precisar...
Então cá vai o que, verdadeiramente, me apetecia escrever...
Ingredientes para ser um bom professor, como eu acho que sou e tantos outros que conheço:
Gostar de ser professor... sempre;
Gostar de todas as crianças do mundo inteiro, sobretudo as ainda mais lindas e especiais, como aquelas que, por mais que tentem, jamais poderão tornar-se alguém como nós, professores...mas nós, professores, podemos melhor que ninguém, ajudar a ser o melhor possível, naquilo que são capazes, cada aluno da nossa escola, à sua maneira....
Em tudo que lemos, vemos, respiramos...encontrar sempre algo de novo, para inovar uma aula qualquer com gosto, mesmo que já a tenhamos experimentado mil vezes, de outras maneiras...
Partilhar sempre, com todos os professores, que pudermos, tudo aquilo que nos corre bem, correndo o risco de, felizmente, para a maioria ser o mais banal possível...
Partilhar, mesmo sempre, aquelas partes que nenhum professor, com "cargos muito importantes" ou não...porque, numa escola, naquilo que gostamos de fazer...ou não, alguém tem de o fazer, pois, embora alguns como eu...apenas gostem de ser professor numa sala de aulas...ter uma direção de turma, porque isso eu também gosto...e nunca gostarei de ser coordenadora de algo...diretora e, muitas outras coisas, que em qualquer escola têm de existir...mas, se até isso tiver de fazer, serei o mais competente e feliz que souber...pois para ser feliz mesmo...numa escola qualquer, tenho de poder ter sempre alunos, numa sala de aula!
E, finalmente, recordar sempre que por mais mudanças, decretos, papeladas e, sei lá que mais, se estivermos sempre unidos e recordarmos a cada instante, a razão de ter decidido ser professor, ou termos aprendido a gostar de o ser, isso bastará para ser um BOM PROFESSOR!
A mim, basta-me simplesmente olhar para cada sorriso, que se vê por vezes apenas nos olhos ou lá por dentro, de cada um dos nossos alunos...que finalmente percebe...Eu sou capaz de sempre tentar fazer melhor...para ser feliz, por ser professora.
Bom domingo, a todo o mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas