Partilho convosco outra técnica de escrita, pois levar os alunos a
escrever com prazer nem sempre é fácil. Chamemos-lhe "escrever com
palavras intrusas". Experimentei no 6ºH e correu muito bem. Comecei por
dizer que iríamos fazer um jogo. Nesta fase, a palavra jogo funciona
sempre. Sugeri que começassem a escrever sem parar sobre o que
quisessem, mas havia uma regra: introduzir no texto algumas palavras que
eu iria dizer de repente. As palavras sublinhadas foram as que disse em voz alta, no meio da escrita. Aqui fica um modelo:
Quem me dera
poder dizer-te, mas é difícil explicar o que sinto por ti…Tristeza, alegria,
raiva…são sentimentos que dificilmente conseguimos explicar! Os sentimentos,
nenhum deles percebemos ou sabemos traduzir por palavras… E o amor? Será que
nós o percebemos? Quer na imaginação de cada um de nós, quer na realidade, talvez não, mas
sentimo-lo! Sem esse sentimento nobre, não conseguiríamos viver nem entender a vida!
Do amor vêm
flores, das flores nascem frutos e, se isso não acontecer, temos um mundo frio e triste!
O amor é como
o paraíso, mas, na verdade, também há dores e corações partidos.
Para alguns, o
amor é como um concerto musical,
que lhes enche a alma, que lhes diz que algo mágico vai acontecer…Talvez algo obscuro, que nem sempre é
seguro, mas nos faz vibrar.
Sabem…devemos
voltar sempre aos bons sentimentos, esquecer os males, fingindo que somos míopes e nem vemos a maldade.
Apaixonem-se e sejam felizes!
Beatriz, 6ºH
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