"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

28/09/18

As Lições do Tonecas

Tonecas: Dá-me licença, senhor professor?...

Professor: Olá...Outra vez por cá...

Tonecas: É verdade, senhor professor...E venho muito bem disposto, sabe?...

Professor: Então porquê?

Tonecas: Porque trago a lição muito bem sabidinha...

Professor: Já vamos ver isso...As palavras podem ser agudas, graves ou esdrúxulas, não é verdade?

Tonecas: É sim, senhor professor...

Professor: As agudas têm o acento tónico na última sílaba, as graves, na penúltima e as esdrúxulas, na antepenúltima, percebeu?

Tonecas: Perfeitamente, senhor professor...

Professor: Diga-me então, a palavra pontapé é aguda, grave ou esdrúxula?

Tonecas: É grave senhor professor...

Professor: Essa agora! Então o menino acha que pontapé é uma palavra grave?

Tonecas: Muito grave, senhor professor...Ainda esta manhã apanhei um, que me fez ver as estrelas...

Professor: Oh menino!...Não diga tolices, por favor!... Pontapé é uma palavra aguda.

Tonecas: Não, senhor professor...A dor de um pontapé é que é muitíssimo aguda...

Professor: Mau!...Então o menino quer ensinar-me a mim, que sou professor há dezoito anos?...

Tonecas: E o senhor professor quer ensinar-me, a mim, que levo pontapés desde que me entendo?...

Professor: Cale-se, menino!... E responda apenas às minhas perguntas...Dê-me um exemplo de uma palavra aguda.

Tonecas: Uma palavra aguda...Agulha!...

Professor: Ó menino! Agulha não é aguda...

Tonecas: Ai não, não é!...Experimente espetar uma num dedo e verá...

Professor: Ó menino! Agulha é uma palavra grave! E é grave, porque tem o acento tónico na penúltima sílaba...Salomé, por exemplo, é que é aguda...

Tonecas: Olha, olha!...Salomé, aguda!...A minha criada chama-se Salomé e não é nada aguda...É estúpida que nem uma porta ondulada...

Professor: Ó menino! Eu confesso que já não sei o que lhe hei de perguntar...

Tonecas: Mas sei eu, senhor professor: pergunte-me se eu quero uma dúzia de bolos.

Professor: Uma dúzia de bolos nas mãos, com uma palmatória, é que o menino precisava...Ora, diga-me: elétrico é uma palavra aguda, grave ou esdrúxula?

Tonecas: É esdrúxula...

Professor: Muito bem, sim senhor...

Tonecas: Vê, senhor professor?...Vê como eu sei tudo?...

Professor: Ora se elétrico é uma palavra esdrúxula, faça favor de me dizer: onde é que o menino põe o acento em elétrico?

Tonecas: Conforme, senhor professor...Se houver lugar sentado, ponho-o no banco; se não houver, vou em pé...

Professor: Ó menino! Mas isso é um absurdo!...

Tonecas: Pois é...Mas que quer o senhor professor?...A Companhia não põe mais carros em circulação...

Professor: Olhe, menino...Vá-se embora e não torne a aparecer-me, sim?...

Tonecas- Porquê, senhor professor?...


José de Oliveira Cosme, in as Lições do Tonecas
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas