"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

26/05/21

O Céu e a Lua não caem!

 


    Eduardo era muito curioso e perguntava a si mesmo porque não caíam o céu azul nem a lua...
    Um dia, também se perguntou porque dormiam as pessoas, e porque o faziam de noite.
    Farto de tantas perguntas, procurou respostas, e, uma noite, meteu-se na cama com a intenção de manter os olhos bem abertos para descobrir o que acontecia se não dormisse.
    A meio da noite, contudo, o sono apareceu. Eduardo esfregou os olhos e levantou-se de um salto.
    Vestiu uma camisola e foi para o jardim. De repente, viu um grande mocho num ramo, que o fitava com os olhos bem abertos e perguntou-lhe:
    - Que fazes acordado, mocho? Está na hora de dormir!
    - Nós os mochos dormimos de dia. Sou eu que vigio o sono das pessoas! respondeu o mocho.
    - Porque não estás ainda a dormir?
    - Quero saber o que acontece se estiver toda a noite acordado.
    O mocho respondeu rapidamente:
    - Não sonhas!
    - E é assim tão importante sonhar? admirou-se Eduardo.
    - Conheço um país - disse o mocho - onde as pessoas estão sempre acordadas. Se o quiseres ver, agarra-te com muita força às minhas asas!
    Ao fim de pouco tempo, chegaram a um lugar onde não era de noite nem de dia e não existiam cores.As casas não tinham flores nas janelas, as pessoas caminhavam sempre com pressa e vestiam roupas tristes, e os pássaros não cantavam.
    - Que se passa com elas?
    -Vivem tão atarefadas, - disse o mocho - que se esqueceram de dormir... Por isso não sonham!
    - Quando uma pessoa não sonha, fica cinzenta?- perguntou Eduardo.
    - Sonhar é imaginar - respondeu o mocho. - Como já não imaginam, vivem num lugar triste.
    -Sabes, mocho, estou cansado. Quero voltar para a minha cama e sonhar!
    - Então, agarra-te bem às minhas asas...
    E, enquanto regressavam, o menino adormeceu.
    Quando acordou, estava no meio dos lençóis. Então, lembrou-se das pessoas tristes e cinzentas...
    - Terei sonhado?- perguntou-se.
    Ao levantar-se obteve a resposta: tinha a camisola vestida e havia uma pena na sua cama!
    Muito contente, abriu a janela e gritou:
    -Obrigado, mocho!
    - Agora já sei que precisamos de dormir para descansar e que, sobretudo, o importante é sonhar!
 
 
Joan de Déu Prats. Vamos dormir. Il. Gloria Garcia

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas