"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

15/10/21

Pé-de-flor que te quero rosa


-Professor, tenho receios
e tanto azul no céu!
-Diz-me os teus sonhos
fala-me dos medos
conta-me os segredos
que há nesse azul
e subiremos às nuvens
num mesmo voo
se me ajudares...
- Professor e a minha mão
tão pequenina e cheia de asas?
- A tua mão é terra a lavrar
caixinha de frutos
se me deixares ajudar
se houver febre em ti
de quereres semear.
- Professor, e a vida
e as vielas e os charcos sem luas?
- A vida é tecê-la
a vida é bordá-la
a vida é escrevê-la
com as cores da tela que o sonho pinta
e ir pela estrada com o ideal.
Aprende as palavras
colhe as palavras que couberem nas tuas mãos
e leva-as à boca como cerejas
para que haja avenidas no teu pomar.
- Professor, ensinas-mas as palavras
e outras cores?
- Dá-me a tua mão e vamos os dois
no mesmo desejo de crescer
e cortar os espinhos
pé-de-flor que te quero rosa!



Maria José Fidalgo, Professora de Português

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas