"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

25/11/10

As letras zangadas!

No mundo das letras estavam as vogais e as consoantes em Reunião, quando uma letra diz:
- Eu sou a letra A e todas sabem que eu sou a primeira, a principal e a mais importante! As vogais são as principais! Toda a gente sabe disso!
-Eu não sabia!-sussurrou a letra e.
-Pois eu acho que são todas importantes!-esclareceu a letra H.
-Pois...e se pensam assim, vão ter uma rica surpresa! -afirmou o i.
Durante a noite, as consoantes dormiam, mas as vogais continuavam reunidas...
-Vamos iniciar o nosso plano de fuga-anunciou a letra A.
No dia seguinte, as consoantes acordaram e não viram nenhuma vogal. Ficaram preocupadas:
-Onde estão?Precisamos delas!
-Aquelas vogais são mesmo presunçosas!
-Os escritores e toda a gente no mundo precisa delas, pois sem elas, ninguém consegue escrever!
-Não podemos perder mais tempo, temos de continuar o nosso trabalho!-disse o B.
E assim, começaram a escrever sem vogais:grf, tlvs, lmfd..., mas ninguém conseguia falar bem, nem escrever e nem sequer ouvir!
Um dia as letras encontraram uma criança e, embora não se compreendessem muito bem, resolveram procurar as vogais.
Mas foi tudo em vão, pois elas não se encontravam em lado nenhum! Exaustas, as letras foram descansar para casa do menino.
Entretanto, as vogais sentiam-se muito sós, porque sentiam falta das consoantes e não conseguiam trabalhar sem elas.
-Temos de voltar!
-Concordo.
-E eu também!
-Contem, comigo.
-Não se esqueçam de mim!
Mal as letras pousaram na Terra, toda a gente ficou mais alerta e as consoantes perguntaram:
-Onde é que estavam?
-Fomos fazer uma visita à Lua!
-Oh!
-Mas nós percebemos que precisamos de vocês.
-Pois...Todas somos importantes!
Assim, as vogais aprenderam uma boa lição e as letras tornaram-se inseparáveis! Ah...e sabem que mais? Tornaram-se amigas do menino, que cresceu e agora é um grande escritor.
Rita Nunes, 5ºA

1 comentário:

Luz disse...

Parabéns Rita!!!

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas