O 6ºC teve o privilégio de conhecer o escritor Augusto Carlos, uma pessoa maravilhosa que lhes transmitiu experiências de vida únicas e belas. Além de lhes dar a conhecer a sua obra, partilhou experiências pessoais muito enriquecedoras, tudo com uma capacidade, que poucas pessoas consegue ter, pois parecia uma história, que prendeu a atenção dos alunos, como se estivessem a assistir a um filme...Ainda teve paciência para responder a um sem número de questões dos alunos, tudo de forma simples, como é preciso nestas idades.
No final, houve lugar para uma sessão de autógrafos: até eu não resisti a pedir ao escritor que autografasse o livro:" Vovô tsongonhana"!
Sobretudo, o escritor passou várias mensagens aos nossos alunos, nomeadamente que "devemos todos procurar ser felizes, acreditar que podemos vencer, nunca esquecendo que para isso devemos construir o nosso caminho, sem prejudicar o caminho dos outros"...Aliás, o escritor referiu que esta busca da felicidade, auxiliando os outros, se o pudermos fazer ou, pelo menos, sem prejudicar ninguém, é a principal razão da nossa existência.
Num mundo, onde se assiste a um crescendo de violência e de poucos valores, é urgente fazer "passar mensagens" como as que Augusto Carlos nos convida a ler nos seus livros e que transmitiu hoje na nossa escola.
De salientar ainda que, ouvir falar de Moçambique e das viagens do escritor é uma verdadeira delícia. Há muito tempo que não tinha um momento assim!
1 comentário:
Ainda bem que foi maravilhoso, aliás acho que é sempre muito mais interessante dar as aulas assim sempre que possível são muito mais interessantes.
Beijo
Isabel
Enviar um comentário