Ler é fundamental para desenvolver capacidades e conhecimentos, permitindo ver o mundo com outros olhos, já que uma pessoa que não lê acredita em tudo o que lhe dizem.
Na minha opinião a leitura também é um passatempo fundamental, para o nosso dia a dia.
"Já pensaram que um livro pode ser um amigo quando nos sentimos sozinhos?"
Luísa Ducla Soares refere que o livro é um amigo que fala connosco, um "navio para viajar", "uma escola para levar debaixo do braço". Concordo inteiramente com estas citações, pois além da companhia que um livro faz, ao lermos é como se estivéssemos a viajar para outros lugares, como se estivéssemos a conhecer novas gentes e novas culturas. Num livro cabe o mundo inteiro! Um livro traz-nos conhecimentos e alarga os nossos horizontes.
Considero que os pais deveriam proporcionar aos filhos um contacto com os livros desde muito cedo, pois está provado cientificamente que, por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores.
"Um país é feito de homens e de livros", já dizia Monteiro Lobato, o que comprova a importância da leitura. Ler desenvolve a capacidade de comunicar, de expressar ideias e sentimentos, estimula a memória e a atenção.
Em síntese, defendo que um livro nos protege da ignorância e é urgente que o hábito de ler faça parte da vida de toda a gente, pois convém relembrar que ler é a chave do conhecimento, ler é aprender, ler é uma viagem que vai muito além da realidade.
Rita, Daniela C e Sara, 6ºI, aula de apoio ao estudo
Sem comentários:
Enviar um comentário