"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

10/09/20

Conheci a escola dos abraços

 



Não têm conta as escolas onde fui, e todas são diferentes! Mas nelas há sempre meninos perguntadores que gostam de fazer entrevistas e fãs que adoram pedir autógrafos aos escritores.
Calhou um dia visitar a Casa Pia, onde os garotos internados não podiam comprar livros. Mas, no fim da sessão, faziam fila com papelinhos nas mãos para eu assinar e, por cada assinatura, pediam um beijo ou um abraço. Lá fui cumprindo o meu papel, rabiscando e distribuindo afetos sem parar. Só que a fila nunca mais acabava. De onde apareciam tantas crianças? Muitas mais do que as que tinham estado sentadas a ouvir-me ! Nasciam do chão? Caíam do teto? Resolvi prestar atenção. Fixei algumas e, para espanto meu, vi-as regressar com novo papelinho. Então, dirigi-me a uma e perguntei-lhe:
- Porque é que vocês vêm pedir autógrafos várias vezes?
- Porque queremos mais abraços!
Dei-lhe um abraço de apertado e sentido. Quantos lhe terão faltado pela vida fora? Também para mim aqueles abraços foram importantes, porque quem mos dava eram os amigos imaginários, desconhecidos, a quem dediquei, em silêncio, a minha vida, com quem partilhei não só histórias mas o mais fundo da minha intimidade, através da escrita.
Ofereci-lhes os livros que trazia comigo. Na despedida, um dos meninos chamou-me à parte.
- Toma este berlinde. É o que joga melhor.
Escusei-me a trazê-lo, mas ele tanto insistiu...Hoje tenho-o na minha mesinha de cabeceira e nunca dele me irei apartar.
 
Luísa Ducla Soares. In. Luísa: As histórias da minha vida

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas