"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

02/03/16

O Direito à Educação!



Era uma vez um país onde as crianças eram pouco tempo crianças e onde a escola não era para todas… Ao liceu poucas viriam a chegar e à universidade muito menos ainda. “Não fazia falta” às raparigas. E os rapazes onde “se faziam homens” era na tropa. Três anos! Para aprenderem a ser homens e lutarem pela pátria!... Era um país “a preto e branco”, longe de tudo, distante de si próprio…
         Mas uma bela madrugada de abril, uma estrela capitão brilhou nas trevas e tudo se transformou. Era agora um jardim de cravos! Era agora um país colorido, onde já era permitido imaginar, onde já era permitido sonhar! Nasceu um novo país, venceu a Democracia e a Liberdade! Homens e mulheres passaram a ter os mesmos direitos, passaram a poder lutar, não pela pátria, mas sim por melhores condições de vida, uma vida com mais cor e fantasia.
         Acho que todos temos os mesmos direitos, todos somos iguais e todos merecemos as mesmas coisas!
         Acho que todos temos o direito de aprender, de ir para a escola, pois ninguém deve ser discriminado por causa da cor, da raça, da condição social, do sexo!
         Felizmente, uma estrela brilhou e trouxe-nos a luz, o poder de sair das trevas e da ignorância.
         Agora há mais alunos e professores, muitos casais conheceram-se na escola.
         Graças a esse direito, estou aqui a escrever! Essa estrela brilhou tanto que, agora, muitas crianças chegam, mais tarde, às universidades!
         Graças a essa estrela, estou aqui com os meus colegas e professores, que adoro.
         Obrigada, estrela capitão, por nos teres dado este direito maravilhoso, o direito à educação!
         Agora há tantas profissões que nem sei contar! As mulheres já não são dispensadas! Homens e Mulheres tornaram-se iguais, tendo os mesmos direitos!
         Obrigada estrela, por teres iluminado este país e a minha vida.

Margarida Santos, 5ºJ

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas