Fui de viagem num cruzeiro e levei seis palavras na bagagem: Aventura, porque não sabemos o que vai acontecer na viagem; Amizade, porque todos precisamos de amigos; Coragem, porque perante as dificuldades temos de ter coragem; Solidariedade, porque as pessoas têm de se ajudar nos momentos difíceis; Lanterna porque a posso usar em caso de S.O.S; Felicidade, porque todos queremos ser felizes.
Durante a viagem conheci um passageiro chamado Tomás e apercebi-me que ele levava consigo uma palavra que eu gostaria de ter comigo: "Mistério". Decidi propor-lhe uma troca de palavras e ele aceitou. Em troca da palavra "Mistério", ofereci-lhe a palavra "Aventura". Escolhi ficar com essa palavra, porque se relaciona com viagens e nos desperta curiosidades...
Algum tempo depois, o navio foi abordado por piratas pilhadores de palavras! Uma vez que cada tripulante tinha de ficar sem uma das suas palavras, optei por ficar sem a palavra "Mistério", porque quando comparada com as palavras restantes, tem menos significado para mim.
De seguida, uma enorme tempestade afundou o navio. Nesse momento, perdi a palavra "Coragem", porque fiquei muito assustada.
Todos sobrevivemos ao naufrágio e construímos jangadas para conseguir chegar a terra firme. Para a jangada não afundar, deitei ao mar a palavra "Solidariedade", porque as pessoas têm de se ajudar nos momentos difíceis.
Conseguimos chegar a uma ilha deserta e avistámos ao longe um barco. Que fazer? Uma fogueira? Decidi usar a palavra "Lanterna", para que nos vissem e pudessem salvar.
O barco conseguiu trazer-nos a casa, mas o comandante exigiu pela viagem o pagamento de uma palavra. Das duas palavras que me restavam, libertei-me da palavra "Amizade", porque, apesar de todos precisarmos de amigos, a felicidade encontra-se junto dos que mais gostamos: a família.
Beatriz Gonçalves, 5ºB
Sem comentários:
Enviar um comentário