Imagina que és passageiro de um cruzeiro. Contigo, na bagagem, levas apenas 6 palavras importantes para ti... Durante a “viagem” irás passar por várias etapas e, através da escrita, refletir sobre elas e outras que encontra pelo caminho...
1. Início da viagem - escrever sobre a razão de escolha das 6 palavras; o que cada uma tem de especial; qual a sua utilidade na viagem, como e se se articulam;
2.Contacto entre passageiros – conhecem outro passageiro e apercebem-se que ele leva consigo uma palavra que gostam muito e que queriam ter convosco. Que palavra seria essa? Por que palavra vossa a trocariam? Porquê? Qual a relação desta nova palavra com as remanescentes?
3. Ataque pirata – o navio é abordado por piratas pilhadores de palavras. Cada tripulante tem que entregar uma das suas palavras aos piratas. Que palavra entregarás? Porquê?
4. Tempestade – de seguida, uma enorme tempestade afunda o navio. Cada tripulante perde uma palavra. Qual? Porquê?
5. Jangada – todos sobrevivem e fazem jangadas para conseguir chegar a terra firme. Para a jangada não afundar têm de deitar ao mar mais uma palavra. Qual? Porquê?
6. Ilha deserta – chegados à ilha deserta, avistam ao longe um barco. Necessitam fazer uma fogueira para serem avistados. Terão de utilizar uma palavra como lenha. Qual será? Porquê?
7. O regresso – o barco consegue trazer-vos de volta a casa mas o comandante exige pela viagem o pagamento de uma palavra. Das duas palavras que sobram, de qual palavra o viajante se liberta? Porquê? Por outro lado, com que palavra fica para regressar a casa e partilhar com quem mais gosta? Porquê?
8. (facultativo) Depois de feita a reflexão, pode-se sintetizar as palavras e o seu significado criando um poema.
Ideia de David Cortegaça
Sem comentários:
Enviar um comentário