"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

06/05/20

Escrever sem parar!

Aula síncrona de Escrita Criativa. Decidi refazer uma técnica que os meus alunos já tinham experimentado "Escrever sem Parar". Cada um começa a escrever sobre o que quiser, em prosa ou em verso. De vez em quando, interrompo, digo-lhes uma palavra (intrusa), que têm de encaixar no texto que estão a escrever. Essas palavras intrusas são o que quisermos. Anteriormente, usei realidade, entender, frio, atravessar, musical, obscuro, míope. Desta vez, usei: poesia, arte, dança, vida, liberdade, pássaro, luar, imaginação e voar 8mais 1 palavra que da 1ª vez). Resolvi escrever também. No final, partilhamos algumas leituras. Gostei tanto de os ouvir ler, após mais de mês e meio!

Deixo-vos aqui, o que me saiu:

Sete e meia da manhã, toca o despertador! Ninguém merece! Só me apetece, desligá-lo e voltar a aconchegar-me na cama, mas o dever chama por mim. O que vale é que o 6ºE é uma turma simpática, quase como poesia para mim. o que será que vão escrever hoje? Escrever logo de manhã, tão cedo, é uma arte... qual inspiração, qual quê? Por onde anda? Eu deixei-a fugir e agora não a encontro em lado nenhum. A vida é mesmo uma dança constante, nas rodas da vida, sempre em mudança. É como uma grande festa sempre em movimento, pois o tempo não pára. É feita de aventuras... vamo-nos perdendo por aí, sobretudo, se nos faltar a Liberdade! É tão triste, ficar em clausura, sem podermos correr, saltar ou sair de casa. Oiço um pássaro. Os pássaros é que têm sorte! Mas só aqueles que cruzam os ares, não os pássaros da gaiola. Luar? Sim, seria tão bom ser livre e apreciar uma bela lua cheia, sentir o ar fresco da noite...contemplar e ficar a sonhar...Imaginação é o que não nos falta! Basta sabermos onde a procurar, estejamos presos em gaiolas ou a voar por aí.

Vou ali dar outra aula e já volto...

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas