"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

17/10/22

Recriar histórias a partir de "A Bela Infanta"

 A elefanta Infanta


Estava a elefanta infanta

Sentada no seu jardim

A comer capim!

Viu vir um nobre rato em sua direção

Os seus olhos se encontraram

E um grande o amor nasceu.

-Querida elefanta infanta, aceitas ser meu par?

Perguntou o rato com o coração a palpitar.

-Claro que sim, nobre rato! – respondeu animada.

Mas quem és tu, afinal?

-Sou o teu para verdadeiro!

A elefanta infanta afirmou:

- Se tu me amas de verdade, procura uma ave.

O rato abalou e pela floresta se aventurou!

A elefanta estranhou a demora

E o seu amor foi procurar.

Uma voz estranha se ouviu,

Afirmando que o seu amor estava consigo!

Essa voz insistiu:

-Que darias, bela infanta, a quem o trouxesse aqui?

-Dar-lhe-ia ouro, prata e marfim. Tudo aquilo que tenho,

E até o meu reinado.

Então, detrás de um arbusto, o rato surgiu

E em casamento a pediu!

Emocionada a elefanta infanta aceitou,

E o verdadeiro triunfou.


Lia Duarte, Beatriz Santos e Rebeca Ricarde, 5ºB


O rapaz abençoado

 

Estava um belo rapaz

Na cama deitado,

Enquanto sonhava

Que estava abençoado.

No meio do seu sonho

Uma pessoa apareceu

E deu-lhe a triste notícia

Que o seu irmão desapareceu.

-Ele não pode ter desaparecido

Onde é que ele estava?

Se lhe der algumas características

Será que o encontrava?

-Sim, sim eu encontrava-o,

Mas tens de me dizer

Senão daqui a pouco

Não o voltamos a ver.

-Sim, daqui a pouco,

Mas tens de me dizer

Tu não és o meu irmão

Que eu tanto quero ver?

-Estava a ver que não reparavas

No que eu trouxe para ti…

Esta pulseira que tanto amavas,

Que tu perdeste aqui!

-Ó meu irmão,

O que fazes tu aqui?

Pensava que estavas desaparecido

Mas estavas ao pé de mim.


Tomás Amaral e António Almeida, 5ºB


A bela Borracha

 

Estava a bela borracha

Perdida no jardim da escola…

Encontrou um beija-flor,

A pousar de flor em flor.

- Ó belo beija-flor, viste por aí o meu grande amor?

- Diz-me, ó bela borracha, como é o teu amado?

-O meu lápis é bonito e inteligente…

E a ponta do bico é afiada.

- O que darias tu, borracha,

a quem o trouxesse aqui?

- Dar-lhe-ia o meu afia e o meu corretor…

Todos os materiais escolares que há por aí!

- Não quero materiais escolares,

Não os quero para mim.

Que darias mais, ó borracha,

A quem o trouxesse aqui?

- Dava-lhe a minha amizade eterna,

Pois só quero o meu verdadeiro amor,

Sem ele, estou perdida…

Sinto-me vencida!

- O teu amor é sincero,

Vais ser recompensada,

Espreita bem para as minhas asas…

Lá o verás, o teu lápis encantado!

-Por onde andavas, querido lápis?

Eu estava preocupada.



Trabalho de: Joana Silva e Mariana Morgado

 

 

A Bela Luana

 

Estava a bela Luana

Na cozinha a cozinhar

Estava a fazer um bolo

Para o seu marido provar.

Olhando pela janela

Viu vir um grande carrão,

Conduzido por um belo jovem

Ai que grande emoção!

- Ó meu belo jovem, viste o meu amor?

- Diz-me tu, ó bela,

As senhas que ele levava.

- Meu marido é alto e belo

Tem uns olhos sempre a brilhar,

E gosta muito de brincar!

-Que darias tu, ó moça a quem o trouxesse aqui?

- Dava-lhe todas as minhas coisas valiosas,

E os meus sentimentos mais preciosos.

-Não quero as coisas valiosas,

Não as quero para mim.

Ó minha bela Luana,

Eu só te quero a ti!

-Como te atreves, ó jovem,

A fazer uma proposta assim?!

- Tenho aqui este lencinho,

Bordado por ti, minha princesa.

Só tenho olhos para ti!

- Ó meu querido marido,

Que me ias matando aqui!

Esdras Morais, Noah Moreira, Martim Santos, 5ºB


Sem comentários:

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas