O País da Desmatemática
No
país da "Desmatemática" reinava uma grande confusão! Todos se achavam muito
importantes e não havia meio de se entenderem! O retângulo tinha mesmo a mania
de que era o mais esperto e teimava que era possível construir um triângulo com
4 cm, 6 cm e 10 cm.
Muito
senhor de si afirmava:
- Eu sou o melhor aluno a Matemática e
tenho a certeza que consigo construir um triângulo com estas medidas!
O
quadrado, por sua vez, replicou:
- Está, mas é caladinho! Não deves ter
estado muito atento à aula sobre Desigualdade
Triangular!
Um
triângulo que ia a passar, apurou o ouvido e:
- Achas que eu sou “um cabeça na lua”? Eu
sei bem o que digo! Tu não sabes nada, ó retângulo!
Foi
nesse momento que o triângulo decidiu intervir e comentou:
- Desculpem estar a meter-me na vossa
discussão, mas a soma das medidas dos segmentos de reta menores de 4 e 6 cm é
10 cm, que é o comprimento do segmento de reta maior, logo, não é possível
construir um triângulo com estas dimensões e olhem que de triângulos percebo
eu!
- Talvez tenhas razão, caro triângulo,
afinal essa é a tua família, mas ainda não percebi muito bem! - referiu o
quadrado.
- És mesmo “quadrado”! – riu-se o
retângulo todo convencido por se achar dono da razão.
- Calma, não devem zangar-se! Pelo
contrário, devem ajudar-se um ao outro.
O
quadrado “deu a mão à palmatória” e disse:
- Pronto, eu explico. Num triângulo, a
medida do comprimento de qualquer lado tem que ser menor do que a soma das
medidas dos outros lados, Não pode ser, nem igual, nem maior. A esta desigualdade,
chamamos Desigualdade Triangular.
- Então se eu alterar para 4 cm, 6 cm e 9
cm, já é possível, correto? - perguntou o retângulo, já mais humilde.
- Vamos somar, 4 +6 e vamos comparar com
o terceiro lado que é 9 – disse o triângulo.
-Então, 4+6 é 10 e 9 é menor do que 10-
respondeu o quadrado.
-Agora vamos somar 4 e 9 e vamos comparar
com o 6- insistiu o triângulo.
- 4+9 é 13 e 6 é menor do que 13- disse o
retângulo todo confiante.
- Já sei! Agora só temos de somar 9+6 e
comparar com o 4- afirmou triunfante o quadrado.
-Isso mesmo! – exclamou o triângulo,
muito satisfeito, por ter percebido que o quadrado compreendera a sua explicação.
- Ora, assim também eu! - disse o
retângulo. Se somarmos 9+6, dá 15 e 4 é menor que 15! Por isso, verifica-se a
desigualdade triangular e é possível construir esse triangulo.
Satisfeitos por terem compreendido o teorema, decidiram ir comemorar. Dirigiram-se à gelataria mais próxima e brindaram com um apetitoso gelado.
Alícia e Beatriz, 5ºD
A escova de dentes e o copo de água
Numa certa casa de banho, a escova de dentes começou a ensinar ao copo de água a desigualdade triangular. Esta disse:
Escova -Achas que dá para construir um triângulo com 8 cm, 4 cm, mais 4 cm?
Copo de água -Sim, creio que sim.
Escova -Não dá, porque 4 cm+4 cm = 8cm , ora , 8 cm é igual à medida do comprimento do outro lado e, num triângulo, a medida do comprimento de qualquer lado tem que ser menor do que a soma das medidas dos outros lados, Não pode ser, nem igual, nem maior.
Copo de água -E se for um triângulo de 8 cm +3 cm+10 cm…dá?
Escova- Sim, porque 8 cm +3 cm é 11 cm e, se compararmos com 10 cm, este lado é menor. Se, por outro lado, somarmos 3 com 10 é igual a 13 que, quando comparado com 8, este lado também é menor. Por último, se somarmos 8 com 10, dá 18 cm, que é maior que 3 cm.
Copo de água- Já percebi! Obrigada, por me teres explicado tão bem.
Miguel Godinho e Vasco, 5ºD
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