"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

10/03/23

Dialogando sobre a Desigualdade Triangular- 5ºA

 

 

O Gato e o Papagaio

 

 


Era uma vez um gato cujo sonho era voar.

Um dia o gato encontrou um papagaio no jardim e pensou:

Será que ele me pode ensinar a voar? - disse o Gato para si mesmo.

Quando perguntou ao papagaio, este respondeu:

- Claro que posso ensinar-te a voar, mas para isso é preciso que aprendas a desigualdade triangular, espera aí que eu já volto.

Mais tarde, o papagaio voltou com os materiais necessários para ensinar o Gato.

         O papagaio perguntou ao Gato se seria possível construir um triângulo com 4cm, 8cm e 2cm.

O Gato disse que não, porque a soma de 4+2=6 e 6 é menor que 8.

- Boa acertaste! - exclamou o papagaio.

 -Agora vou propor-te outro desafio:  achas que é possível construir um triângulo com 6 cm, 3 cm e 4cm?

-Sim porque 3+4=7 e 7 é maior que 6.

- Boa! Excelente! Como acertaste nas duas questões, vou ensinar-te a voar.

No dia seguinte, o papagaio fez umas asas para o Gato voar e, quando o gato viu as asas, ficou muito feliz. A partir desse dia começou a brincar com o papagaio no ar.


Gonçalo Silva, 5ºA




O Professor- Vou lançar-vos um desafio: Será que é possível construir um triângulo com as medidas: 4 cm, 6 cm e 1 cm?

Sónia- Se recorrermos à desigualdade triangular, vou somar 4 e 6 e vou comparar com o outro lado que é 1. Ora 4 + 6 é 10; 1 é menor do que 10.

Gustavo: Se somarmos o 6 com o 1, dá 7 e 4 é menor do que 7.

Sofia- Pois, mas se somarmos o 1 e o 4, dá 5 e se comparar com o 6, 6 não é menor do que 5, 6 é maior do que 5, então, não se verifica a desigualdade triangular, logo não é possível construir um triângulo.

Professor- Bravo, Sofia! Parabéns a todos. Estiveram muito atentos na aula.

Gonçalo Carreira, 5ºA


O cientista e o soldado

 


Um dia, no futuro, um cientista muito avançado, estava a trabalhar numa máquina do tempo, no seu laboratório. Até que, sem querer, ele esbarra com a alavanca da máquina, e viaja no tempo!

Ele viaja então, para França. Ao cair, encontra-se com um soldado militar. O homem então, oferece-se para ajudar o cientista a levantar-se. O cientista agradece, e pergunta:

Cientista: Obrigado…. Pode-me dizer, senhor, onde estamos...?

Soldado: Oh, meu amigo! Acho que está perdido…. Estamos no ano de 1590, nobre senhor.

O soldado olha para o cientista, de baixo para cima. Aparentemente, intrigaram-no as roupas…” modernas” do homem.

Soldado: Diga-me, amigo…você é daqui...? Nunca vi pessoas a usar tais roupas.

Cientista: Não…. Eu sou viajante do tempo…Sou do ano de 2032!

O soldado fica intrigado. O cientista, então, olha para a máquina do tempo atrás de si. Repara então que uma das peças mais importante da máquina está partida. Essa peça, é chamada de “triângulo viajante”, em forma de triângulo. E o próprio cientista tinha que construí-la. O cientista pede ao soldado que o leve para sua casa, para ele conseguir construir a peça que falta. O soldado aceitou.

Em casa do soldado, o homem coloca as coisas que precisa em cima da mesa, que são um transferidor, um compasso, e uma régua.

O soldado quis aprender a construir triângulos.

Soldado: Diga-me, senhor…. Como se faz isso...? Parece bem interessante.

O cientista deu-lhe 3 gravetos de madeira, para o soldado tentar construir um triângulo, com o teorema da desigualdade triangular.

Cientista: Bem, esses gravetos têm 3, 4, e 6 cm. Achas que dá para construir um triângulo com essas medidas?

Soldado: Bem, realmente não sei…Não dá...?

Cientista. Está errado, claro que dá. Olha, então, se tu somares 4+3, é igual a 7. e 7, é maior ou menor que 6?

Soldado: Acho que é…Maior!

Cientista: Boa, se é maior, conseguimos construir.

Soldado: "Wow"! Isto é bem mais fácil do que eu pensei. E essa peça, que medidas tem?

Cientista: Bem…12, 15, e 25 cm…São demasiado grandes, não sei o que fazer...!

Soldado: Bem, eu posso ajudar… se 15+12 é 27, e 27 é maior que 25, então podemos construir! Estou certo, senhor?

Cientista: Bem, acho que sim! Mas a peça continuará demasiado grande!

Soldado: Se continuarmos a usar a desigualdade triangular, poderemos construir uma peça de menores dimensões.

Cientista: Isso mesmo! É caso para dizer que o aluno superou o mestre! Vamos fazer cálculos.

Assim, o cientista conseguiu construir o triângulo viajante e voltar para casa!

 

Leonor, 5ºA


A desigualdade Triangular

    Era uma vez, em meados do século XIII, um belo reino português. Nesse belo reino vivia-se numa dinastia… Como é que eles diziam? Ah… era dinastia juliana e o seu rei era o rei Juliano. Este era tão forte que derrubava todos os reis mouros, todos os bárbaros, mas tinha um problema, ele não era lá muito inteligente e, por isso, não sabia a desigualdade triangular! Um dia recebeu a visita de um seu parente do futuro, dos séculos XXI e XXII, o rei Henrique, que quis ensinar-lhe o que era a desigualdade triangular, porém o rei Juliano não queria aprender e retorquiu:

-Para que serve isso, para as nossas lutas? Eu não preciso ser inteligente para derrotar os meus inimigos, eles não me conseguem derrotar, afinal eu sou o grande rei Juliano!

Mas, após muita insistência, o rei Henrique conseguiu convencer o rei Juliano a aprender a desigualdade triangular.

 -Achas que dá para construir um triângulo com cinco cm, outro lado com cinco cm e o outro também com cinco? -perguntou o rei Henrique.

E o rei Juliano murmurou para si próprio:

- Claro que não vai dar, ele deve estar a tentar tramar-me!

Então, afirmou em voz alta, desta vez para o rei Henrique:

-Não, não vai dar!

 E o rei Henrique, ao ver que ele não sabia mesmo nada daquele assunto, exclamou:

-Não! Está erradíssimo! Claro que dá! Esta era fácil, até para ti, Juliano!  Mas, não desanimes…. Ouve bem, com atenção: É assim, a desigualdade triangular é a conta do lado 1 mais o lado 2, que tem de ser maior do que o lado 3. Percebeste agora? -inquiriu o rei Henrique.

E o rei Juliano, muito seguro de si respondeu-lhe:

-Claro que consigo.

-Então dá para construir um triângulo com dois cm, três cm e com cinco cm?

Desta vez, o rei Juliano percebeu que não dava para construir um triângulo com essas dimensões e afirmou:

- Não, não dá!

E o rei Henrique ficou muito orgulhoso do seu novo aluno.

 






Certo dia, no mundo das fantasias, o coelhinho da Páscoa disse ao Pai Natal:

Coelho: Pai Natal, tu sabes as medidas certas de papel que dão para embrulhar uma prenda, certo?

Pai Natal: Claro que sei!! 

Coelho: Certo, mas…e para construir triângulos? Sabes as medidas que dão para construir? É que eu hoje fui entregar um ovo a uma criança, enquanto ela treinava a desigualdade triangular e não aguentei e tive que ver. Agora quero ensinar a alguém!!

Pai Natal: Achaste a pessoa certa para ensinares, porque eu não sei muito bem.

Coelho: Então, vem comigo!!

O coelho pega num caderno e num lápis e começa a explicar.

Coelho: Para fazer a Desigualdade Triangular, é preciso três medidas, por exemplo: 3cm, 4cm e 9 cm. Agora vamos ver se estas medidas dão para fazer um triângulo. Para  saber se dá tem que se medir dois dos lados até medir todos e se o resultado for maior que o número que sobra dá, então vejamos:

4+3=7, como 7 é menor que 9, então este triângulo é impossível de construir. Aqui vai mais um desafio:

5cm, 7cm e 10cm: 10<5+7, 7<5+10 e 5<10+7. Então dá para construir!! Já percebeste?

Pai Natal: Sim!! Obrigado!


Lara, 5ºA

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas