"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

09/03/23

Dialogando sobre Desigualdade Triangular- 5ºB

 Um Extraterrestre Curioso

    Há muito, muito tempo, existiam uns seres invulgares, que habitavam algures na grande Galáxia. Um deles decidiu visitar o planeta Terra. Curioso, começou a sua pesquisa e sentou-se num banco de jardim a observar as pessoas que passavam, as plantas, as crianças a brincar, os animais…e ficava cada vez mais intrigado, porque era tudo tão diferente daquilo a que estava habituado.
    - Que criaturas mais estranhas!-comentava com os seus botões.
A seu lado, sentou-se um velhote a ouvir rádio, que não se apercebeu da presença do extraterrestre, pois este estava disfarçado com um enorme sobretudo que o cobria da cabeça aos pés e um chapéu que lhe tapava a cabeça.
    De súbito, uma voz grossa, saída daquele aparelho estranho, que o velhote ouvia, anunciou as Olimpíadas da Matemática. Matemática? Que coisa estranha seria? Será que era uma comida saborosa ou uma música para dançar?
    A voz grossa continuou:
    - Professores em greve também estão a ensinar.
    Pegou num aparelho descodificador que trouxera do seu planeta e ficou a saber que os professores eram uma espécie quase em vias de extinção, dotados de uma enorme sabedoria, assim como uma espécie de super-heróis que sabiam a resposta para quase tudo!
    - No meu planeta, não há seres mágicos como estes! Vou procurar estas magníficas criaturas.
    O descodificador informou:
    - Os professores passam a maior parte da vida numas caixas enormes, a que chamam escolas.
    Dirigiu-se, então, à escola Doutor António Augusto Louro e, mal lá chegou disse com uma voz semelhante à dos humanos:
    - Preciso de falar com um professor. Só ele saberá explicar-me o que é a Matemática.
    Indicaram-lhe a professora Rute, a melhor naquela matéria e ficou fascinado a ouvi-la falar das olimpíadas, em que ganharia o aluno que soubesse construir o maior número possível de triângulos, com medidas diferentes, obedecendo ao teorema da desigualdade triangular.
    - Alto lá!- interrompeu o ET- De onde eu venho a palavra desigualdade é proibida! Mas o que vem a ser isso?
    - Calma! Desigualdade Triangular é apenas uma maneira que ajuda a construir triângulos. Sabes, num triângulo, o comprimento de um dos lados é sempre inferior à soma dos comprimentos dos outros dois lados.
    - Mas, eu nem sei o que é um triângulo!
    A professora Rute foi ao armário buscar umas palhinhas e ensinou-o a fazer vários triângulos. Este percebeu que já tinha visto várias construções em forma de triângulo e achou que os humanos eram muito inteligentes.
    A esta altura devem estar a perguntar-se como é que a professora Rute conversou com o ET, uma criatura verde, com antenas, sem estranhar. Mas a resposta é fácil, os professores têm um dom especial, o dom de aconchegar todos os alunos no seu coração e de aceitar todos os seres. A magia que têm dentro de si, permite-lhes sonhar e já nada os espanta, pois são invencíveis.
    - Obrigada, a todos os professores. Dedicamos esta história aos melhores professores do mundo, os nossos!



Era uma vez, no futuro, um Extraterrestre que foi para a terra e transformou quase tudo em triângulos.

  Ao passear pela Terra, viu uma bola ainda redonda e perguntou:

  –Como é possível tu ainda estares redonda?!

A bola respondeu:

  –Eu ainda estou redonda porque eu sou esférica! E as medidas que tu querias construir são impossíveis para as minhas irmãs, no mundo inteiro!

  –Como assim, impossíveis?

  –Porque sempre que os dois lados são menores ou iguais, não dá para construir.

  –E se eu mudar as medidas? Por exemplo, 3 cm e 5 cm e 7cm.... Vamos verificar! Deu, mas porquê?!

  –Eu vou fazer as contas para veres.

 3+5= a 8 que é > que 7 e   7+5= a 13> que é > que 3 e, finalmente, 7+3=10 que é>que 5.

  –Agora, finalmente, posso dominar o mundo!!!

 

E a bola transformou-se num triângulo e o Extraterrestre dominou o mundo.

 

Tomás Amaral
Todas 

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas