"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

07/03/23

Dialogando sobre Desigualdade Triangular- Projeto nº2- 5ºC

A Construção de Brinquedos do Pai Natal

 

O Natal aproximava-se e, no Polo Norte, O Pai Natal Explicava ao novo duende como se construíam os brinquedos. Então explicou:

- Para construíres este brinquedo com base triangular, tens de recordar-te do teorema da desigualdade triangular que nos diz que a soma de dois dos lados do triângulo é maior que o terceiro lado do triângulo.

O duende foi experimentar a construção de uma boneca que tinha uma base triangular com as seguintes medidas: 10 cm + 5 cm + 4 cm, mas não conseguiu.

- Pai Natal, não consegui! Podes ajudar-me?

- Se não conseguiste, deves ter errado as medidas. Para fazeres esta linda boneca, a base triangular terá de ter 10 cm, 7 cm e 4 cm. Tenta, por exemplo, construir um carrinho com um reboque triangular com as seguintes medidas: 13 cm + 8 cm + 7 cm.

O duende foi fazer uma nova tentativa e conseguiu construir um belo carrinho. Ao ver este resultado, o Pai Natal afirmou:

- Tu ficas encarregado de construir os carrinhos e eu faço as bonecas.

Com menos trabalho, o Pai Natal conseguiu descansar na sua bela cadeira, comer as suas bolachinhas e beber o seu leitinho.

 

Rafael Marques e Matilde, 5ºC

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas