"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos"

01/06/09

Cai a Chuva: Ploc, Ploc!


"A poesia é um meio privilegiado para despertar o amor pela Língua Materna.
A rima, o ritmo, a sonoridade, permitem uma descoberta progressiva dos cambiantes, da riqueza, das potencialidades da linguagem escrita.”
Plano Nacional de Leitura

Alguns alunos da turma C começaram a apresentar trabalhos, que estão a revelar muito empenho e dedicação. Estou realmente satisfeita, principalmente por constatar que estão a realizar esses trabalhos com alegria.
A Inês, a Bruna e a Jéssica fizeram um PowerPoint com a biografia e Bibliografia de Luísa Ducla Soares, presenteando-nos ainda com dois poemas da autora: " O Rato Musical" e "Chuva".
Com este último, colocámos a turma a ler em coro, imitando os sons! Foi lindo! A turma estava realmente feliz e achei que foi uma maneira de comemorarmos o " Dia da Criança!"
Resultou tão bem que levei o grupo a apresentar o trabalho na turma B, que pareciam num mundo diferente, entoando o Poema: " Chuva"...
Aliás, ir ás outras turmas está a ser outra actividade, em que revelam gosto! Amanhã o 6ºB vai ao 6ºD apresentar a "sua peça de teatro" e na 5ª feira, o 6ºC irá novamente declamar poesia no 6ºD...Resta-me arranjar uma actividade para a minha Direcção de Turma ir partilhar nas outras.
Aqui ficam os poemas de Luísa Ducla Soares, que fizeram as delícias das duas turmas: B e C.

Chuva

Cai a chuva, ploc, ploc
corre a chuva ploc, ploc
como um cavalo a galope.
Enche a rua, plás, plás
esconde a lua, plás, plás
e leva as folhas atrás.
Risca os vidros, truz, truz
molha os gatos, truz, truz
e até apaga a luz.
Parte as flores, plim, plim
maça a gente plim, plim
parece não ter mais fim!

O Ratinho Musical

Meu quarto é um violino,
A minha rua um piano
Junto ao largo do tambor
É que eu moro todo o ano.
Minha escada é uma harpa,
Nos pratos da bateria
Vou sempre matar a fome,
Seja noite ou seja dia.
Para andar de carrossel
Eu ponho um disco a girar.
Bato-lhe com a batuta
Se um gato me vem caçar.
Para namorar as ratinhas
Canto lindos madrigais
E em vez de notas de banco
Uso notas musicais.
Luísa Ducla Soares

Sem comentários:

Enviar um comentário

"Alfabeto das Coisas Boas"

"Alfabeto das Coisas Boas"


Bons Sonhos!

Bons Sonhos!

A imaginação não tem limites!

A imaginação não tem limites!

"O meu amigo, o sono"

"O meu amigo, o sono"

"Poema em P"

"Poema em P"

Criar e imaginar

Criar e imaginar

Momentos...

Momentos...

" A Menina do Mar"

" A Menina do Mar"

"A viúva e o papagaio"

"A viúva e o papagaio"

Trabalhos dos meus alunos...

Trabalhos dos meus alunos...




Pequenos/grandes artistas

Pequenos/grandes artistas