Parece que a nossa escola foi distinguida, por lhe terem reconhecido mérito, pela aplicação de uma pedagogia inclusiva. O que eu não contava (apesar de ter um pressentimento nesse sentido, por ser professora de duas crianças autistas...) era que resolvessem filmar-me a mim, em plena aula!
A esta altura do ano, os alunos estão a apresentar trabalhos e hoje a aula abria com uma pequena dramatização, intitulada: "Luta pelo Parlamento Europeu"! O Ricardo, o Edu e o Pedro preferiram ser actores, em vez de apresentarem trabalhos sobre escritores portugueses. Logo hoje, tínhamos esta peça! Nem de propósito! Ainda pensei alterar a aula, mas depois pensei:" Seja o que Deus quiser, se não gostarem, paciência!" É que os alunos da turma D têm um jeito incrível para a ironia. Apresentaram então uma reportagem de televisão, criticando Cristiano Ronaldo, que se esquecera de lavar os dentes! De seguida, atacaram a política e os partidos! Pareciam gente grande, mesmo a sério! Ele era o Francisco Maçã...a Manuela Pão Leite...o José Socapés e o doutor Paulo Tortas! Ninguém escapou à ironia, mas de maneira delicada e educada, como é normal nesta turma. Parece-me que gostaram dos meus "pequenos"(grandes)repórteres, pelo menos assim me pareceu.
O Carlos Daniel foi o meu menino de ouro! Orientou o David na resolução da ficha e na leitura, tendo-o acompanhado lá à frente da turma, para o David se sentir menos exposto. O David, como sempre, colaborou com tudo e pareceu encantado. No início, não queria ler, mas depois animou-se a fazê-lo, pois o Carlos Daniel convenceu-o, nem sei como.
Ainda calhou a vez ao Pedro Rosário que apresentou um trabalho sobre Sophia de Mello Breyner, estava a ler tão nervosamente que sempre lhe saía poeta em vez de poetisa, mas...por mais que o corrigisse, não havia meio. Como me senti orgulhosa dele, por enfrentar as câmaras, lá sozinho à frente!
Quando finalmente saíram da sala...nem continuamos a apresentar trabalhos, pois eu estava tensa e pareceu-me que eles também! Então mostrei-lhes um CD com imagens da festa de encerramento, do ano anterior, onde estavam dois alunos da turma e outros que eles conhecem. Esta festa, a Gala do Top, é outro acontecimento da Escola, onde se reconhece o mérito aos melhores alunos da escola...foi assim que fomos descontraindo...na próxima aula, começará a Inês a apresentar um trabalho sobre Alice Vieira, que já li e está divino.
Queria deixar ao 6ºD uma montanha de beijinhos, pois mais uma vez foram os meus heróis, em especial a quem teve de apresentar trabalhos e ao David, que é sempre tão calmo...tão lindo.Ainda tirei duas fotografias a dois dos actores, mas depois guardei a máquina...era muita exposição para um dia só...
3 comentários:
ó professora eu queria mesmo estar nessa aula
Anabela
Parecem verdadeiros profissionais... Foi sem dúvida uma aula muito interessante... Bjs
Querida, Bela:
não foi nada de especial e estavas doente.
Precisas ficar boa, isso é que interessa.
Beijinhos
Enviar um comentário